Amores, confesso que já assisti novelas coreanas e amei os atores, os looks… e parece que eu não estou sozinha nessa febre! A onda coreana está tão forte, que Brasília vai receber um festival de três dias inteiramente dedicado a ela.
Dos K-dramas que viraram febre nas plataformas de streaming e grupos de K-pop que lotam arenas, às apresentações de música, dança e gastronomia típicas da Coreia do Sul, a chamada Onda Coreana ou Hallyu, como é conhecida mundialmente, segue conquistando cada vez mais espaço no Brasil, especialmente entre o público jovem.
Essa mistura de cultura pop e tradições milenares estará reunida em Brasília de 29 a 31 de agosto, na 3ª edição do K-Festival: Festival da Cultura Coreana, no Parque da Cidade. Para participar, o público é convidado a contribuir com a doação de 2 kg de alimento não perecível (exceto sal) e 1 kg de ração para cães ou gatos, lacrada (não a granel), que serão destinados a instituições que assistem pessoas e animais em situação de vulnerabilidade social.
A programação, realizada pelo Fundo de envolvimento da Indústria, Comércio e Turismo e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, da Embaixada da República da Coreia, do Centro Cultural Coreano no Brasil e do Governo do estado de Jeonbuk, promete três dias de imersão cultural, mesclando atrações da música pop coreana, performances tradicionais, oficinas, competições e experiências interativas.
Além da programação cultural e artística, o público também poderá visitar o Terra e Kimchi, evento que ocupará o Estacionamento 1 do Parque da Cidade no mesmo período, com foco na gastronomia e no agro coreano. A iniciativa trará pratos típicos e experiências gastronômicas, ao mesmo tempo em que reforça a importância do agronegócio para a alimentação coreana. Para participar, os visitantes também são convidados a contribuir com alimentos não perecíveis (exceto sal) e ração lacrada para cães ou gatos. O Terra e Kimchi é realizado pelo Instituto Epuranios, com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e integra o calendário de ações que fomentam a cultura e a culinária coreana em Brasília.

Programação
Na sexta-feira (29), o público poderá acompanhar apresentações como a do dublador Rafael Schubert, conhecido por dar voz a personagens de dramas coreanos, Random Play Dance, performance de caligrafia, dança tradicional e gastronomia com a demonstração do bibimbap. O dia contará ainda com entrevistas sobre moda inspirada em doramas e shows como o do grupo nacional MayDay.
O sábado (30) traz Random Play Dance, artes marciais, performance de caligrafia, apresentação da MV Orquestra, o K-Drama Concert e a aguardada apresentação do grupo sul-coreano Younite, atração principal desta edição. A noite também terá a “Balada Next”, com DJs e performances, além de danças tradicionais coreanas e a performance do bibimbap.
Encerrando o evento, o domingo (31) será marcado pelo Concurso K-Cover e pelo Concurso K-Cosplay, focado exclusivamente em personagens de séries coreanas. Também se apresentam MayDay, Ella, Shoi, Stainer, Lowell Straight e Vincent K, além de nova performance do Younite.

Mais atividades
Ao longo dos três dias, o K-Festival oferecerá ainda oficinas de manhwa (quadrinhos coreanos), demonstrações de taekwondo, hapkido e tai chi chuan, área de jogos, karaokê, experimentação de hanbok (traje tradicional) e espaço kids. Na gastronomia, pratos típicos coreanos estarão à disposição nos estandes, e a embaixada da Coreia do Sul participará com atrações inéditas. A classificação indicativa do evento é livre.
“Com um formato que une cultura pop e tradições milenares, o K-Festival reforça o protagonismo da Coreia do Sul no cenário cultural global e consolida Brasília como um dos pólos de celebração da Hallyu no país”, comenta Marcelo Braga, um dos organizadores do evento.