Gente, estou aqui tomando um chazinho aqui no Forte de Copacabana e olhando essa vista maravilhosa, quando recebo um áudio da minha amiga de Santa Teresa comentando sobre um grupo de adolescentes de Goiás que foram participar de um intercâmbio incrível na terra da rainha Betinha, digo, Rainha Elizabeth II.
Os 12 jovens do programa Aprendiz do Futuro desembarcaram em Londres para uma experiência inédita de intercâmbio no Reino Unido. Ana Julia de Souza, Anna Laura Reis Aguiar, Edri Adonay Almeida da Costa, Felipe Ribeiro de Figueiredo, Geovana Garcia de Jesus Silva, Hélio Felipe Camargo de Oliveira, João Gabriel Kotke Dias, José Felipe Pereira Teles, Lorena Rocha de Oliveira, Milleny Souza de Oliveira, Rafael Alves Machado e Wilyanne Fernandes Ferreira saíram de Goiás, no centro-oeste brasileiro, para uma jornada intitulada “Caminhos da Ciência”.
A iniciativa, liderada pela Demà Aprendiz, em parceria com o Governo de Goiás, propõe uma experiência educacional transformadora, a partir de uma oportunidade única proporcionada por uma agenda que inclui uma visita à Universidade de Oxford. Na próxima semana, os jovens terão um encontro com representantes da Sociedade Brasileira em Oxford para debater as perspectivas da ciência.

A programação pedagógica prevê ainda uma imersão no universo do conhecimento com visitas ao Museu de Ciências e ao Museu de História Natural. O roteiro educacional inclui também uma experiência no Ragged School Museum, que recria o ambiente de uma escola da Era Vitoriana, proporcionando uma vivência histórica sobre a educação no Reino Unido
A agenda de compromissos inclui também uma visita oficial à Embaixada Brasileira em Londres e um workshop sobre o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A jornada é complementada por roteiros que apresentam aos jovens pontos icônicos da cultura britânica, como o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster.

Juan Moreno, diretor geral da Demà, destaca que a escolha de Londres e a estruturação do roteiro foram pensadas para ir além de uma viagem tradicional, conectando os jovens ao que há de mais avançado no debate sobre ciência e futuro.
“O intercâmbio ‘Caminhos da Ciência’ é uma imersão nos pilares de tecnologia e inovação que a cidade oferece. A programação foi desenhada para que os jovens tenham contato direto com pesquisadores e compreendam o funcionamento do mercado de trabalho global. O objetivo final é ampliar horizontes e fortalecer o protagonismo de cada um deles em Goiás”, afirma.
Esta é a terceira edição do intercâmbio internacional promovido pelo programa Aprendiz do Futuro, que já levou estudantes para Paris e Barcelona. A iniciativa visa oferecer oportunidades únicas aos jovens que se destacam em suas atividades, conectando a educação com vivências práticas e uma perspectiva global.
Sobre a Demà
A Demà está presente em todos os estados brasileiros, fomentando a educação, a distribuição de renda e o protagonismo juvenil a partir da inclusão laboral e produtiva. Há mais de 30 anos em atividade, a instituição consolida tecnologia social com o atendimento de mais de 300 mil famílias e certifica a implantação do programa na Europa. A organização oferece uma tecnologia social, integrada a uma Aliança Global e desenvolvida em parceria com a União Europeia em seis países: Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Suécia e Holanda. A Demà Aprendiz é sinônimo de transformação social positiva na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade, aliando tecnologia, educação, oportunidade e geração de renda. Desde 2023, a instituição é parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Fundación SES (Argentina), e líder, no Brasil, das ações de promoção dos valores olímpicos aplicados ao mundo do trabalho educativo por meio do módulo Educação, Esporte e Meios de Vida.