O tênis brasileiro viveu um momento histórico! O jovem João Fonseca, de apenas 18 anos, fez sua estreia em um Grand Slam com uma vitória estrondosa sobre o russo Andrey Rublev, atual número 9 do ranking mundial, por 3 sets a 0.
Com parciais de 7/6 (7/1), 6/3 e 7/6 (7/5), o carioca conquistou não apenas a vitória, mas também o coração da torcida brasileira e a admiração de grandes personalidades do esporte. Galvão Bueno, em sua tradicional empolgação, celebrou o feito nas redes sociais:
“Que espetáculo!! Está pintando um novo gigante no tênis!! João Fonseca do Brasil!! Um menino de 18 anos enlouquece a torcida na estreia na Austrália e mete 3 x 0 no russo Rublev, simplesmente o 9º do mundo!!”
João Fonseca, agora o 98º do ranking mundial, fez história ao se tornar o brasileiro mais jovem a disputar um Grand Slam na Era Aberta, superando ninguém menos que Guga Kuerten. Embalado por uma sequência de 13 vitórias consecutivas e títulos no Challenger de Camberra e no Next Gen ATP Finals, João enfrenta agora o italiano Lorenzo Sonego, atual número 55 do mundo.

Fernando Meligeni, ex-tenista e comentarista, também demonstrou sua emoção com o desempenho do jovem:
“Sem palavras. Apenas emocionado. Foi humilde e mostrou seu amor pelo nosso país. Aqui é Brasil!”
A vitória não repercutiu apenas no Brasil. Perfis internacionais, como o “The Tennis Letter”, declararam: “Brasil, você tem a próxima superestrela. O seu nome é João Fonseca.”
Agora, as expectativas estão altas. Será que João Fonseca pode seguir os passos de Guga e se tornar uma lenda no tênis mundial? O mundo está de olho!