Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Instituto confirma que piloto e dentista morreram por febre maculosa

Apesar de muitas vezes ser assintomática, a doença pode ter sintomas como febre, dor e manchas vermelhas pelo corpo.

Kátia Flávia

13/06/2023 16h00

Meu Deus! Amores, nesta segunda-feira (12), o Instituto Adolfo Lutz confirmou que a dentista Mariana Giordano e o  piloto Douglas Costa, que morreram no último dia 08 (quinta-feira), foram diagnosticados com febre maculosa. Antes da fatalidade, o casal apresentava sintomas como febre, dores e manchas avermelhadas pelo corpo.   

Para quem não sabe, a febre maculosa é uma doença infecciosa, que é transmitida pela picada de uma das espécies de carrapato,o carrapato-estrela,podendo de apresentar de forma assintomática ou até em casos mais graves, levar o indivíduo a morte.

Vale ressaltar que, em 2023 já foram registrados nove casos de febre maculosa, em São Paulo, diagnósticos esses que resultaram em 3 mortes. Diante disso, a Secretaria de Saúde alerta e aconselha que, tendo o menor sinal de febre, procure uma ajuda médica, para evitar que a possível doença não se agrave. 

“A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas ao menor sinal de febre e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença”, notificou o órgão. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado