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Kátia Flávia
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Início da 99Food no Rio é marcado por controvérsia da prometida “taxa zero”

Restaurantes questionam modelo de comissão do app que passa a atender no Rio

Kátia Flávia

20/10/2025 16h15

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Restaurantes cariocas relatam prejuízo com custos logísticos do 99Food apesar da “taxa zero”.

A plataforma 99Food iniciou suas operações no Rio de Janeiro no último dia 14 de outubro, com a missão de expandir sua presença nacional. O movimento ocorre em meio a um cenário de questionamentos sobre a promessa inicial de “taxa zero” para restaurantes, estratégia adotada em seu retorno ao país em junho.

Anteriormente, o plano sem comissão principal exigia que os estabelecimentos arcassem com a logística, oferecessem entregas gratuitas e mantivessem a paridade de preços entre o aplicativo e o salão. Devido a esses custos adicionais e reclamações de parceiros sobre a transparência, a empresa lançou o “Plano Flex” como alternativa.

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Lojistas apontam no Reclame Aqui que 99Food aplica descontos que causam prejuízo nos pedidos.

O novo modelo propõe uma taxa de comissão e permite que os restaurantes pratiquem preços diferenciados. No entanto, os subsídios logísticos e outros encargos mantidos nos contratos têm levado comerciantes a relatar que o custo total da operação pode comprometer parte significativa da receita do pedido.

As queixas registradas em plataformas de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui, apontam para preocupações sobre taxas cobradas e a clareza nas propostas. No mercado carioca, a 99Food busca consolidar sua operação e demonstrar se as mudanças recentes serão suficientes para reverter as percepções negativas de parte dos parceiros.

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99Food inicia operação no Rio em meio a questionamentos sobre a promessa inicial de “taxa zero”.

“O 99food prometeu que não iria ter taxa e era para os restaurantes parceiros trabalharem com o preço do cardápio fisico/ balcão, porém não é isso que vem acontecendo, tem desconto de custos logisticos e entrega grátis para o cliente. Cada pedido tem mais menos 10 reais de desconto, o que acaba causando prejuízo”, relata um lojista no Reclame Aqui

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