Amores, um movimento tem me chamado atenção e tem sido muito comentado na internet nos últimos dias. Influenciadores e páginas no Instagram estão se posicionando contra grandes marcas, que supostamente “roubam” ideias de pequenos estilistas e vendem como se fossem delas. Fiquei passada!
É o caso da luxuosa marca americana Tod’s, que segundo influenciadores de moda, “copiou” um sapato da Car Shoe feito em 1963. A marca teria lançado o sapato como seu carro chefe. Mais recentemente, também foram atacados por copiar a logomarca de uma estilista americana chamada Tribe of Two. Na ocasião, a Tod’s teria feito um lançamento completo com o T duplo, símbolo da marca da estilista.

Além disso, artesãos da Índia e do Nordeste brasileiro também acusam a Prada de vender sandálias parecidas com as que eles produzem, pelo valor de R$ 7 mil reais. As mesmas sandálias, no nordeste, custam cerca de R$ 40 reais.

E não para por aí! A Dior também foi alvo de reclamações, após dizer ter se inspirado em artesãos romenos. A marca não deu créditos a eles ao vender um casaco que custa quase R$ 200 mil reais.
Bem, não é a primeira vez que este assunto vem a tona e que grandes marcas são acusadas de apropriação cultural.
A influenciadora Bruna Ferrari foi uma das que comentou sobre o assunto:
Gente, a “revolta” dos influenciadores de moda vem mostrando que, no mundo luxuoso da alta costura, nada se cria. Tudo se copia!