Socorrooo! Estou aqui tomando uma água de coco na orla de Copacabana nesse calorão de 40 graus do Rio de Janeiro. Estou conversando com uma amiga que mora no Recreio pelo whatsapp e estou completamente chocada com o que ela acabou de me dizer.
Na noite desta última quinta-feira (12), um incêndio atingiu uma área de vegetação próximo à Praia do Secreto, às margens da Avenida Estado da Guanabara, que dá acesso à Prainha e Grumari. O fogo acabou ganhando força na vegetação alta e seca devido ao vento.

Segundo o Corpo de Bombeiros, militares do quartel do Recreio foram acionados para o local às 19h25 e as chamas foram controladas já perto da meia noite. Uma perícia será realizada para determinar as causas do incêndio. Até o momento, não há informações sobre feridos no local.

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais) alegou que o estado do Rio registrou 760 queimadas em áreas de Mata Atlântica, entre janeiro e agosto deste ano. É o maior número contabilizado dos últimos 10 anos.

Esse incêndio na zona oeste foi mais um dos registrados na cidade nos últimos dias. Os bombeiros combatiam simultaneamente 23 pontos de fogo em áreas florestais no Estado nesta quinta-feira (12).
Um dos pontos registrados foi no Parque das Andorinhas, no bairro de Itaipu, em Niterói, que permaneceu em chamas por mais de 12 horas. Também foram registrados entre esta quinta e sexta-feira, focos de incêndio em áreas de vegetação na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio, e na base da Pedra da Gávea.

Diante do grande número de queimadas e do clima seco registrado no estado do Rio, o governador Cláudio Castro anunciou a criação de um gabinete de crises do Corpo de Bombeiros nesta quinta (12). Esse grupo será voltado para a gestão dos incêndios florestais que atingem o estado.