O mundo da música perdeu uma de suas lendas nesta sexta-feira (6). Sérgio Mendes, o renomado pianista e vencedor do Grammy, faleceu em Los Angeles aos 83 anos. A causa exata de sua morte não foi divulgada pelos familiares, a informação de seu falecimento foi dada pelo site americano TMZ.
Sérgio Mendes iniciou sua carreira ao lado de gigantes como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Baden Powell, no famoso Beco das Garrafas, em Copacabana, onde a bossa nova começou a brilhar. Foi lá que ele conheceu “Mas Que Nada”, canção original de Jorge Ben Jor, que se tornaria seu maior sucesso e lançaria o grupo Brasil ’66 no cenário internacional com o álbum “Herb Alpert Presents Sergio Mendes & Brazil ’66”. Em 2006, a faixa foi revitalizada pelo grupo Black Eyed Peas, alcançando novos públicos.
Mendes viveu nos Estados Unidos por seis décadas, ao lado da esposa e parceira musical Gracinha Leporace, com quem era casado há mais de 50 anos. O casal se mudou para os EUA após o golpe militar de 1964 no Brasil, e Mendes fez duas turnês ao lado de Frank Sinatra, com quem manteve uma grande amizade.
Seu legado como pioneiro do samba-jazz e influente artista global deixa uma marca indelével na história da música.