Os ventos do sertão estão prestes a soprar mudanças no coração de Rosa em ‘Guerreiros do Sol’. Depois de viver dias de dor e revolta com a morte de Elói e a injustiça escancarada das autoridades locais, a jovem decide seguir em frente — e o destino coloca Josué no seu caminho.
A trama toma um rumo mais emocional quando Rosa tenta denunciar Idálio pela morte do marido, mas esbarra na conivência de um delegado corrupto. Como se não bastasse, ela e a irmã Otília são expulsas da fazenda sem piedade pelos capangas do vilão.

É no meio dessa tempestade de adversidades que um raio de luz aparece: o reencontro com Josué. O cangaceiro não perde tempo e abre o coração para a viúva.
“Eu poderia passar a minha vida inteira todinha só olhando pra tu, fazendo tudo o que tu quisesse”, declara ele, deixando claro que vê nela uma nova chance de viver.
A resposta vem de forma inesperada. Rosa, tocada pelas palavras do rapaz, se derrete:
“Tanta coisa que falam de tu. Como é que pode um homem fazer tanta feiura e comigo ser mais doce do que arroz doce?”, questiona, com brilho nos olhos.

E é ela quem toma a iniciativa: Rosa beija Josué intensamente, em uma cena de arrepiar, sob a chuva que banha o sertão como um símbolo de renascimento.