Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Se correr, o hacker pega: Google sela pacto com Porto Digital para blindar o mundo (e fazer a concorrência surtar)

O Google fechou uma parceria com o CISSA, no Porto Digital, para reforçar a defesa cibernética global diante do aumento das ameaças originadas no mercado digital que mais cresce na América Latina

Kátia Flávia

24/10/2025 13h15

unnamed (49)

Google firma parceria com o Centro de Competência Embrapii operado pelo CESAR. Créditos: CESAR e CISSA/Divulgação.

O CISSA, Centro de Competência Embrapii em Segurança Cibernética operado pelo CESAR, anuncia o Google como novo associado tecnológico para o desenvolvimento de pesquisas avançadas na área de cibersegurança. Estar ao lado de uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo posiciona o CISSA como um ator relevante no cenário global.

A colaboração tem como objetivo fortalecer soluções inovadoras, promover a formação de profissionais na área e fomentar a atração e criação de startups voltadas à proteção de dados digitais, diante dos desafios impostos por ameaças cada vez mais rápidas e sofisticadas.

O mercado de cibersegurança no Brasil vive um momento de crescimento explosivo, com aumento de 75% nos investimentos em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, e uma projeção de crescimento de 37% na oferta de vagas na área até 2025. A parceria com o Google reforça a liderança brasileira, tanto local quanto global, em segurança digital.

Como parte da colaboração, o Google passará a integrar o conselho consultivo do CISSA, ao lado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), contribuindo com o direcionamento estratégico das pesquisas e das soluções que serão desenvolvidas.

“Ter um parceiro global no nosso conselho consultivo fortalece nossa capacidade de direcionar caminhos de atuação, ampliar as frentes de pesquisa e contribuir ativamente para a formulação de políticas públicas em cibersegurança. Existe uma clara convergência de interesses com o Google. Queremos construir soluções inovadoras e efetivas para os desafios da segurança digital”, destaca Georgia Barbosa, gerente executiva do CISSA.

“A crescente sofisticação das ameaças digitais no Brasil exige uma colaboração robusta e estratégica. Para o Google, a parceria com um centro de referência como o CISSA, operado pelo CESAR, é um passo fundamental. Nosso objetivo é combinar nossa experiência global com o conhecimento local para desenvolver soluções inovadoras para os desafios mais complexos da cibersegurança. Juntos, vamos não apenas fomentar a pesquisa de ponta, mas também qualificar a próxima geração de especialistas que irão garantir um ambiente digital mais seguro para todos”, explica Newton Neto, diretor de parcerias globais do Google para a América Latina.

Com o propósito de liderar avanços tecnológicos e gerar novos conhecimentos sobre o tema, o CISSA vem se consolidando como uma referência na área de segurança digital. As atividades mobilizam um ecossistema multidisciplinar de talentos, reunindo pesquisadores de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica, além de profissionais indicados por associados e parceiros.

As pesquisas do CISSA são organizadas em quatro eixos temáticos: gestão de identidade e acesso; proteção e privacidade de dados; inteligência contra ameaças cibernéticas; aspectos legais, éticos e comportamentais. Além de desenvolver soluções de impacto, o centro também busca contribuir para a formação de profissionais na área e integrar startups ao seu ecossistema, ampliando o alcance das inovações em cibersegurança.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado