Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Globo põe 79 trabalhos na final do PPA 2026 após 850 inscrições

Prêmio Profissionais do Ano chega à 48ª edição com 17 categorias. Vencedores serão anunciados em 17 de novembro, em São Paulo.

Kátia Flávia

29/09/2026 13h00

Globo anuncia finalistas do PPA 2026 com destaque para diversidade da criatividade brasileira Milton Cunha Globo/Divulgação

Globo anuncia finalistas do PPA 2026 com destaque para diversidade da criatividade brasileira Milton Cunha Globo/Divulgação

Estou saindo da casa de umas amigas e indo para um happy hour na Pensão Amor, no Cais do Sodré, aqui em Lisboa, quando a Globo me aparece com 79 finalistas de uma vez. Minha filha, eu ainda nem cheguei ao vinho verde e já estou trabalhando. Mas fui olhar os números porque, nesse caso, eles contam boa parte da história.

A Globo anunciou nesta terça-feira, 29 de setembro, os finalistas do Prêmio Profissionais do Ano 2026, o PPA. São 79 trabalhos, distribuídos em 17 categorias, escolhidos entre mais de 850 peças inscritas de diferentes regiões do Brasil. A premiação chega à 48ª edição colocando a diversidade da criatividade brasileira no centro da disputa.

A competição é dividida entre as classes Regional e Nacional. Na Regional, os trabalhos concorrem em Filme e Campanha, separados entre Sul, Sudeste Capital, Sudeste Interior, Norte-Nordeste e Leste-Oeste. Na Nacional entram Filme 30, Filme 30+, Campanha, Ações em Conteúdo, Integrada e Valor Social. A categoria Integrada passa, nesta edição, a considerar também trabalhos exibidos nas telas da Eletromidia.

Tem novidade importante no meio disso. O PPA LED, criado em parceria com a Academia LED – Luz na Educação, abre espaço para projetos de novos talentos que aproximem comunicação e criatividade de propostas com potencial de transformação social. Segundo Manzar Feres, diretora geral de negócios da Globo, a aproximação com estudantes também pretende criar uma troca entre o mercado e esses novos profissionais.

E não estamos falando de uma premiação que nasceu ontem para render foto em evento. Em 48 anos, o PPA já entregou mais de 3.400 troféus. Os vencedores de 2026 serão conhecidos em 17 de novembro, Dia da Criatividade, em São Paulo.

Agora eu vou para o Cais do Sodré. Porque 79 finalistas depois, esta colunista também merece chegar ao happy hour. A Globo escolhe os vencedores em novembro; eu, por enquanto, escolho uma mesa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado