A TV Globo inicia nesta segunda-feira (5) a exibição de O Auto da Compadecida 2 na TV aberta, agora dividido em formato de minissérie, com quatro capítulos. A produção será exibida de segunda a quinta-feira, até o dia 8 de janeiro, sempre após a novela Três Graças.
A trama se passa cerca de 20 anos depois da história original e acompanha o retorno de João Grilo (Matheus Nachtergaele) a Taperoá, para surpresa de Chicó (Selton Mello), que acreditava que o amigo estava morto. A reaparição do personagem reacende confusões, mentiras mirabolantes e novas críticas sociais, marca registrada da obra.

No elenco, a sequência traz Taís Araújo como a Compadecida, além de novos personagens que movimentam a história e ampliam o universo criado por Ariano Suassuna. A narrativa mistura humor, fé, crítica social e atualiza temas clássicos para os dias de hoje.

Clássico absoluto da cultura brasileira, O Auto da Compadecida teve um caminho curioso: foi exibido primeiro como minissérie na Globo, em 1999, antes de virar filme em 2000, que se tornou um dos maiores sucessos do cinema nacional. Agora, a continuação repete o formato, levando novamente a história da telona para a TV.