Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Globo e INEA firmam parceria para conservação da Mata Atlântica no Rio

Carta de Intenções foi rubricada durante evento nos Estúdios Globo, com presença de autoridades ambientais e representantes da sociedade civil

Kátia Flávia

30/09/2025 9h15

assets fotos 787 globo firma parceria com inea para fortalecer ações de conservação ambiental no rio de janeiro crédito roberto teixeira globo

Globo firma parceria com INEA para fortalecer ações de conservação ambiental no Rio de Janeiro. (Foto: Roberto Teixeira)

Amores, vocês já repararam toda aquela extensão da Mata Atlântica que cerca o complexo dos Estúdios Globo? Outro dia fiz um passeio de helicóptero pela região e fiquei impressionada com a paisagem verde! E ainda fiquei sabendo que a Glô quer fortalecer ações de conservação ambiental no Rio de Janeiro.

Os Estúdios Globo foram palco de um encontro histórico no dia 26 de setembro, que reafirma e eleva o compromisso da empresa com a conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro. A Globo assinou o Termo de Cooperação com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), formalizado por meio da Carta de Intenções lida e rubricada durante o evento.

O documento estabelece diretrizes para o desenvolvimento de projetos voltados à proteção da fauna e da flora locais, ao uso sustentável dos recursos naturais e ao fortalecimento das políticas públicas ambientais. Um passo a mais para o trabalho que já faz parte das práticas diárias e gestão operacional da empresa.

A iniciativa reforça a atuação contínua da Globo na agenda ESG, que orienta suas práticas internas e externas com foco em impacto social, diversidade, educação e sustentabilidade. A empresa já opera com neutralidade de carbono desde 2019, reaproveita quase 90% dos resíduos gerados em suas produções e promove ações de conscientização ambiental por meio de seu conteúdo e parcerias estratégicas.

Representando a Globo, Thiago Martins, diretor de Operações e Gestão Ambiental, apresentou os compromissos da empresa com a sustentabilidade. “A agenda ESG da Globo não é sobre a empresa, mas sobre como podemos contribuir com a sociedade, seja internamente, nos estúdios, ou na programação”, disse. Ele destacou ações como a coleta seletiva em programas de entretenimento, o engajamento em iniciativas de educação, diversidade e inclusão, e o uso do Guia de Produções Verdes como referência para práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.

Os Estúdios Globo estão cercados por remanescentes de Mata Atlântica e integrados ao Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Inea. O complexo televisivo, considerado o maior da América Latina, ocupa 1,78 milhão de metros quadrados, sendo que a maior parte é composta por vegetação nativa preservada e reconstituída. A área abriga ecossistemas que convivem diretamente com a produção audiovisual, tornando o espaço um exemplo concreto de como conservação e atividade econômica podem caminhar juntas.

Para o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Cleber Ferreira, a parceria tem o potencial de ampliar ainda mais o conhecimento e ações de proteção da biodiversidade na região. “Mais do que um ato formal, este é um marco: setores público e privado de mãos dadas em defesa do que é bem comum, o meio ambiente”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado