Amores, estava aqui organizando minha nécessaire e separando os produtinhos de skincare dos de maquiagem, quando recebo uma mensagem que me fez derrubar o hidratante no tapete. A atriz Giovanna Antonelli, conhecida por suas novelas e trabalhos em TV, está sendo investigada por propaganda enganosa e até pirâmide financeira. Os supostos crimes envolvem a Giolaser, aquela rede de estética da qual ela era o rosto principal!
A Giolaser é uma franquia que fazia parte do Grupo Salus, que reportou faturamento de R$ 1 bilhão em 2023. Já em 2024, a empresa foi acusada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) de promessa enganosa e inviabilidade de manter a Giolaser aberta, sem acumular prejuízos.

No último dia 3 de junho, Giovanna Antonelli se tornou alvo de um outro inquérito criminal assinado por 46 franqueados e ex-franqueados do grupo Salus. A denúncia vai investigar supostos crimes de concorrência desleal, propaganda enganosa, crime contra a economia popular, falsidade ideológica por meio de adulteração de documentos contábeis e pirâmide financeira.
Já o processo cível busca uma indenização de R$ 2,2 milhões, em que Giovanna Antonelli é investigada por sua atuação como garota-propaganda e sócia da Giolaser, sendo apontada como uma das responsáveis pela falência da franquia. Alega-se que a Giolaser teria manipulado dados sobre os custos de abertura e o faturamento das unidades fraqueadas.

A própria Antonelli, segundo a coluna GENTE, da Veja, se pronunciou sobre o caso. A assessoria jurídica da atriz afirma que ela é vítima de litigância predatória, uma prática abusiva com o intuito de usar a Justiça para prejudicar a parte contrária ou obter ganhos por meio de ações judiciais sem fundamento ou com informações manipuladas.
“A verdade é que os autores dessa incabível demanda estão a se aproveitar da imagem da atriz para atribuir notoriedade à causa, o que fazem como uma clara estratégia para iludir e confundir. Giovanna cedeu sua imagem e deteve participação minoritária no negócio da franqueadora, e nunca exerceu a gerência dos negócios empresariais. A única responsável por contratos de franquia é a empresa que gerencia o negócio franqueado, o grupo Salus. Assim, qualquer lesão entre a empresa franqueada e a empresa franqueadora, se realmente existiu, deve ser apurada entre empresas responsáveis que realizaram os negócios empresariais”, comunicou a assessoria de Antonelli.
Amores, fica o alerta: propaganda com rosto famoso é poderosa, mas também traz responsabilidades que não podem ser ignoradas.