Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Gilberto Gil processa e pede R$ 370 mil de indenização ao padre que debochou de orações para Preta Gil

Intolerância religiosa: Padre Danilo César criticou oração de Gilberto Gil aos orixás após a morte da cantora

Kátia Flávia

21/10/2025 8h30

1

Padre Danilo César criticou oração do músico baiano aos orixás, que pedia pela saúde da filha. (Reprodução/Instagram)

Amores, um padre da Paraíba teve a ousadia e coragem de debochar da fé de Gilberto Gil e da memória da nossa amada e eterna Preta Gil. O pai da cantora não aceitou o desrespeito e está processando o padre por intolerância religiosa.

Bem, Gilberto Gil vai processar o padre Danilo César por debochar das orações que ele fez para a filha. A informação foi confirmada pela advogada do artista, e a indenização pedida é de R$ 370 mil por danos morais.

1 gilberto gil acompanhou todo o tratamento da filha nos estados unidos 58476747
A cantora era devota de divindades do candomblé, como Oxum e Yemanjá. (Reprodução/Instagram)

O absurdo todo começou quando viralizou um vídeo do padre, durante uma missa em julho, zombando da fé do nosso Gil. “Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê o poder desses orixás que não ressuscitaram Preta Gil?”, disse o religioso, em um ato feíssimo e super deselegante durante uma pregação.

Vale lembrar que os orixás são divindades centrais nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda.

A família Gil, com a classe que lhe é peculiar, tentou resolver de forma pacífica. Notificou extrajudicialmente o padre e a Diocese de Campina Grande, pedindo uma retratação pública. Na notificação, Gilberto Gil destacou o “enorme desrespeito” do padre.

524390769 18421993384102029 6739203914429709328 n
A família Gil pediu indenização por danos morais contra o padre Danilo César de Souza Bezerra e a Mitra Diocesana de Campina Grande/PB. (Foto: reprodução/Instagram)

Pois eles não aceitaram pedir desculpas e Gilberto Gil decidiu formalizar o processo na Justiça do Rio de Janeiro. A acusação é de intolerância e racismo religioso, que, para quem não sabe, é crime previsto no Código Penal.

A cantora Preta Gil morreu no dia 20 de julho, após complicações de um câncer no intestino, em Nova York.

Gente, a atitude do padre foi desrespeitosa com a família e a memória da Preta, que sempre foi uma mulher de muita fé e espiritualidade. Pois bem, que sirva de exemplo pros intolerantes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado