Eu fico enlouquecida quando um número vem com cara de bastidor de novela regional de sucesso, porque Goiás acaba de entregar um desses. Segundo dados da GetNinjas, a busca por aulas de música no estado saltou 120% em um ano. É o tal “efeito sertanejo” saindo do palco, entrando na rotina e dizendo com todas as letras que ninguém quer só ouvir, tem gente querendo aprender, profissionalizar e talvez faturar também.

O levantamento compara fevereiro de 2025 com fevereiro de 2026 e aponta que o interesse pela formação musical dobrou no estado. A leitura da plataforma é de que os goianos estão transformando o gosto pelo gênero em investimento pessoal e profissional. Em português bem reto, a plateia cansou de só cantar no refrão e resolveu mirar no microfone com método.
A GetNinjas ainda conecta esse crescimento a um momento de efervescência cultural e econômica em Goiás, embalado por investimentos no setor e pela agenda de grandes festivais que movimentaram o interior recentemente. Pedro Nazareth, diretor Comercial e de Novos Negócios da empresa, diz que a plataforma vê desde talentos em busca de profissionalização até pessoas que entraram nesse universo como hobby incentivado pelo ambiente sertanejo. Eu achei elegante esse retrato, porque mostra um estado em que a música virou vocação, mercado e sonho com CEP conhecido.
Tem mais. O material destaca que esse movimento não mexe só com professores particulares, mas com uma cadeia extensa de profissionais autônomos, incluindo estúdios de ensaio e outros serviços ligados ao setor. No fim, a música vai ocupando espaço de destaque no PIB de serviços local e deixando claro que, em Goiás, o sertanejo continua sendo sentimento, negócio e uma bela fábrica de novos aspirantes a hitmaker.