Amores, estou em um restaurante badalado de Ipanema, aguardando para saborear uma lagosta grelhada acompanhada de legumes orgânicos. Mas a minha cabeça está em outro lugar! Uma amiga do nordeste me contou sobre o primeiro dia de uma das mais tradicionais micaretas (carnaval fora de época) do Brasil! Estou simplesmente enlouquecendo para arrumar uma brecha na minha agenda para ir pro Fortal 2025! Gente, são quatro dias de festa na Cidade Fortal, no Bairro Manoel Dias Branco, em Fortaleza (CE).
O Fortal é uma festa conhecida por sua grandiosidade e pela diversidade de atrações e espaços, oferecendo diferentes experiências aos seus participantes. O coração do Fortal são os blocos puxados por grandes trios elétricos. O evento investe em uma infraestrutura robusta, com diversas áreas de alimentação e pontos de apoio. Além disso, é um importante impulsionador da economia e do turismo em Fortaleza.
A 32ª edição do Fortal começou na quinta-feira (24) com muita festa, clássicos do axé, encontros históricos e um público que lotou todos os espaços da Cidade Fortal desde as primeiras horas da noite. Com mais de três décadas de história, o Fortal mostrou, mais uma vez, por que é um dos maiores eventos de música do Brasil.
A quinta-feira abriu o Corredor da Folia com uma mistura potente de nostalgia e novidade. O bloco Segura o Tchan celebrou os 30 anos do grupo É o Tchan em grande estilo, com direito a participações especiais de Sheila Melo e Jacaré, levando o público ao delírio. Em seguida, Xanddy Harmonia puxou o Bloco Bagunça com um repertório que percorreu gerações do axé. A noite foi encerrada com energia lá no alto no trio Vumbora, comandado por Bell Marques e seus filhos Rafa & Pipo Marques um dos momentos mais aguardados pelos fãs.

Camarote Mucuripe
O Camarote Mucuripe, reconhecido pela sua estrutura premium e vista privilegiada, começou a maratona musical com um line-up que esbanjou diversidade. Timbalada fez um show vibrante, repleto de percussão e alegria baiana. Matheus Fernandes manteve a festa em alta voltagem, enquanto Belo emocionou o público com os maiores sucessos do pagode romântico. A primeira noite também teve show de Eric Land, que completou a programação com repertórios cheios de hits.
Nesta sexta-feira (25), o Camarote recebe Banda Eva, Henry Freitas, Luan Santana e Nuzio que prometem repetir superar o entusiasmo da estreia.
Palco Arena FM 93
O Palco Arena FM 93 também deu o tom da noite com um reencontro caloroso entre o axé raiz e a nova geração. Cheiro de Amor abriu a programação com os clássicos que marcaram os anos 1990 e 2000. Entre os intervalos, o DJ Kadu Justa agitou o público com um setlist atualizado, enquanto a banda Verão S/A representou os artistas locais com performance contagiante.
A proposta do palco é destacar nomes que fizeram (e ainda fazem) história no gênero, sem deixar de abrir espaço para a cena local e novos talentos. Na sexta-feira, seguem as apresentações com Tuca Fernandes, Pagode no Sigilo e DJ Justa Music.

Palco Arena traz a essência do axé
O Palco Arena será o responsável por reforçar e valorizar a essência do axé no evento. Com shows de Cheiro de Amor, Ricardo Chaves, Tuca Fernandes e estreia da banda Bandana, o espaço também contará com atrações locais como Verão S/A, Pagode no Sigilo, Karol do Axé e Onda. O DJ Kadu Justa promete um repertório de hits do momento entre os shows.
Após um início arrebatador, a expectativa para o segundo dia do Fortal é alta. A sexta-feira (25) será marcada pela estreia do bloco Sai do Mêi, de Saulo, além de Alinne Rosa e Bell Marques no Corredor da Folia. No Camarote Mucuripe e Palco Arena, a diversidade de atrações promete manter o ritmo acelerado da festa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SEXTA (25):
CORREDOR DA FOLIA
- 19h00 – Abertura da Cidade Fortal
- 20h30 – O Vale – Alinne Rosa
- 21h15 – Sai do Mêi – Saulo
- 22h – Siriguella – Bell Marques
CAMAROTE MUCURIPE
- Banda Eva
- Henry Freitas
- Luan Santana
- Nuzio
PALCO ARENA
- DJ Kadu Justa Music
- Pagode no Sigilo
- Tuca Fernandes

Revista reversa na saída
Com foco na segurança dos foliões, o Fortal 2025 adotará a revista reversa na saída do evento, que ocorre de 24 a 27 de julho, na Cidade Fortal. A medida, recomendada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) via DECON, busca prevenir furtos e roubos, especialmente de celulares, e segue modelo já adotado em outros grandes eventos do país.
Na prática, os foliões poderão ser solicitados a desbloquear seus aparelhos na presença de fiscais, sem precisar fornecer senhas. As abordagens seguirão critérios objetivos, respeitando a identidade de gênero e evitando constrangimentos. Haverá pontos para carregamento de bateria, caso necessário.
A organização reforça que a ação visa ampliar a sensação de segurança e garantir uma experiência tranquila e protegida para o público.
Amores, será que ainda dá tempo de adquirir ingressos para o camarote do Fortal neste fim de semana?