Gente, estou lendo um livro sobre a história da TV enquanto relaxo em minha poltrona de linho branco e observo o movimento no calçadão de Ipanema direto da varanda. Eis que uma amiga de Alphaville me liga para contar sobre o retorno de uma série mexicana consagrada às plataformas globais.
Acontece que, o Globoplay anunciou, na última terça-feira (15), a volta das séries Chaves e Chapolin, protagonizadas pelo saudoso ator e escritor Roberto Gomez Bolaños (1929-2014).
A reentrada dos seriados mexicanos ao catálogo da plataforma de streaming da TV Globo evidencia a acirrada disputa pelos direitos da obra, que também está disponível na TV aberta pelo SBT, nas plataformas Amazon Prime, HBO Max e +SBT, além do canal fechado Multishow.

Essa não é a primeira vez que Chaves e Chapolin tem seus direitos de exibição são adquiridos pelos canais Globo. Entre os anos de 2018 e 2020, o canal fechado Multishow transmitia os episódios.
De acordo com a emissora carioca, apenas 88 episódios de Chaves e 88 do Chapolin estarão disponíveis na plataforma, sendo exibidos de segunda a sexta no canal pago.
No entanto, a Amazon detém todos os 500 episódios dos seriados de Bolaños, em um acordo milionário feito com a magnata da TV mexicana, Televisa. Já a HBO Max está promovendo uma série documental sobre os bastidores do seriado Chaves e Chapolin.

Lembrando que, no segundo semestre de 2024, o SBT retomou a exibição do seriado de segunda a sexta, e também aos domingos, e ainda disponibilizou alguns episódios no catálogo do +SBT, plataforma de streaming gratuita da emissora.