Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Estudo da Nasa prevê que o Brasil está entre os 5 lugares do mundo a se tonar inabitável em 50 anos

O principal motivo para esse colapso é o aumento do aquecimento global.

Kátia Flávia

22/07/2024 12h00

O principal motivo para esse colapso é o aumento do aquecimento global.

SOCORROO! Amores, estou aqui conversando com umas amigas durante o nosso brunch aqui no Copacabana Palace quando ouvimos uma pessoa na mesa ao lado horrorizado com uma reportagem da NASA sobre o futuro do nosso mundo em relação ao aquecimento global.

Como sabemos, não é de hoje que o planeta Terra tem sofrido com um aumento de temperatura bizarra. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Nasa, a famosa agência espacial estadunidense, alguns lugares do globo vão se tornar totalmente inóspitos, sem condições de se viver nos próximos 50 anos devido ao aquecimento global.

Segundo este relatório, as áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil estão incluídas num estudo que mapeou cinco regiões da Terra onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana dentro de 50 anos.

Atualmente, As mudanças climáticas estão causando um aumento significativo na temperatura global e estamos uma maior incidência de ondas de calor, que estão se tornando mais frequentes e intensas. Segundo os alertas dos cientistas, se as emissões de gases do efeito estufa continuarem a crescer, o aquecimento do planeta também seguirá essa trajetória.

A pesquisa promovida pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e Colin Raymond ressalta sobre o perigo ao analisar os índices extremos de calor e umidade do planeta onde foram usadas imagens de satélites e projeções da temperatura de bulbo úmido. Bulbo úmido é a temperatura mais baixa que pode ser alcançada apenas pela evaporação da água. É a temperatura que se sente quando a pele está molhada e está exposta a movimentação de ar.

O ar seco traz uma sensação desgastante e desagradável, porém o que faz com que a sensação de calor aumente é a umidade. Isso se justifica porque a transpiração é um dos principais métodos de resfriamento do corpo. Com temperaturas iguais ou superiores a 37C com mais de 70% de umidade no ar, problemas de saúde começam a aparecer.

De acordo com o estudo da NASA, até mesmo as pessoas mais saudáveis podem superaquecer e ir a óbito se permanecer numa temperatura de bulbo úmido acima de 35C por um período superior de seis horas. Os 35C são iguais a 45C com 50% de umidade, o que leva a sensação térmica a 71C.

Outras áreas do planeta que podem se tornar inabitáveis devido a alta das temperaturas somadas a umidade são o sul da Ásia, Golfo Pérsico, Mar Vermelho, regiões da China e sudeste asiático.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado