Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Elite do design nacional se reúne em Campinas no evento de abertura do festival

A cultura brasileira é o tema do ano, numa imersão que inclui exposições, mostras, palestras presenciais, lançamentos de livros e novos produtos — conectando debates sobre história, criatividade e inovação.

Kátia Flávia

31/10/2025 13h30

A cultura brasileira é o tema do ano, numa imersão que inclui exposições, mostras, palestras presenciais, lançamentos de livros e novos produtos — conectando debates sobre história, criatividade e inovação.

Cris Rosenbaum é fundadora da Feira na Rosenbaum e uma das maiores referências em identidade brasileira. Curadora de design, arte e artesanato, Cris apresenta ao público criações autorais que ajudam a contar e a promover nossa rica diversidade cultural, com suas expressões e saberes. Reconhecida por seu olhar sensível às raízes culturais do país, Rosenbaum conduzirá a palestra “Alma Brasileira”, que propõe uma imersão na força criativa regional e nas expressões que moldam o design contemporâneo nacional.

Foto: Divulgação/ Painel identidade Geral

A mediação foi da jornalista Regina Galvão, especialista em História da Arte e ex-editora das revistas Casa Claudia e Casa Vogue. Atualmente à frente da Habitare e curadora do Prêmio Design da Movelaria Nacional, promovido pela Abimóvel, Regina soma sua experiência à discussão sobre autenticidade e identidade.

Foto: Divulgação/ Painel Identidade

Talk Ornare: “Perspectivas de Brasilidade: design, arte e narrativas que inspiram o mundo” foi conduzido por Amanda Sequin, jornalista e pesquisadora dedicada ao design brasileiro, e Mariana Orsi, fotógrafa especializada em arquitetura e cidades, para uma conversa sobre como a identidade brasileira se expressa e se transforma em linguagem global.

Foto: Divulgação/ Talk Ornare

O organizador do evento e curador dos conteúdos, Lenine Faria, reforça que, nos últimos anos, o olhar brasileiro tem conquistado o mundo: “Há algo de inconfundível em nossa maneira de traduzir o cotidiano em beleza e de transformar simplicidade em sofisticação. Tudo isso precisa ser reconhecido e enaltecido também no Brasil. Por isso, todos os temas, de alguma forma, têm como enfoque a brasilidade.”

Foto: Divulgação/ Design Open Day

 Outra fala de Lenine:

“O Brasil, com toda a sua amplitude e pluralidade, é matéria-prima do design. Um país de cores, texturas e sons, onde a criação nasce do encontro entre o artesanal e o contemporâneo, entre a tradição e a inovação. Por isso, nossa cultura será o grande destaque nos conteúdos da Semana Design Campinas 2025. Para arquitetos, designers e profissionais envolvidos neste contexto, compreender esses percursos criativos é mais que um exercício estético — é um mergulho no que nos constitui”, destaca o publicitário Lenine Faria, organizador e idealizador do evento.

 

Foto: Divulgação/ Painel identidade Geral

De 29 de outubro a 6 de novembro, a programação da Semana Design Campinas 2025 se espalha pela cidade. Instituições e espaços parceiros tornam-se verdadeiros palcos de conteúdo, apresentando novos conceitos do morar e antecipando tendências para 2026.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado