Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Edu Guedes remove o baço e especialista explica o que muda no corpo: “Cuidados redobrados”

Na última semana, o chef e apresentador retirou o órgão junto a cauda do pâncreas para garantir uma limpeza mais eficaz das células cancerígenas do organismo

Kátia Flávia

11/07/2025 14h30

Na última semana, o chef e apresentador retirou o órgão junto a cauda do pâncreas para garantir uma limpeza mais eficaz das células cancerígenas do organismo

Gente, estou apreciando o melhor dos sabores dos frutos do mar na Gruta de Santo Antônio junto às amigas médicas de Niterói. E entre uma beliscada e outra nos camarões empanados, tocamos no assunto Edu Guedes e fiquei sabendo detalhes sobre como o corpo pode se manter saudável mesmo com a retirada do baço.

Acontece que, após o chef e apresentador Edu Guedes, de 51 anos, anunciar que, durante a cirurgia da remoção do tumor no pâncreas, retirou o baço, diversos internautas questionaram sobre a possibilidade de viver normalmente sem o órgão responsável pelo sistema imunológico no corpo.

Edu Guedes descobriu um tumor no pâncreas durante a realização de exames complementares de cálculos renais (Reprodução/YouTube)

O assunto dividiu a opinião da web, e o oncologista Márcio Almeida Paes, concedeu entrevista à coluna Gente, do Veja, para tranquilizar os fãs e admiradores do chef de cozinha.

“Como os dois órgãos compartilham vasos sanguíneos, é comum que a remoção do tumor envolva também a retirada do baço, tanto por segurança quanto para garantir a maior retirada possível de células cancerígenas do corpo”, esclareceu.

Sobre o risco do enfraquecimento do sistema imunológico sem o órgão, o médico destacou que, se o paciente manter o quadro de vacinas atualizado e tratar bem as infecções, não terá complicações.

“No entanto, quem retira o baço precisa tomar vacinas específicas e, em alguns casos, usar antibióticos para prevenir infecções. Também é importante buscar atendimento médico rápido em caso de febre ou sinais de infecção”, reforçou o especialista.

Em relação ao tempo de recuperação do organismo após a remoção do baço, o oncologista revelou que, em alguns casos, o paciente pode ficar em observação por um pouco mais de um mês.

“Exige cuidados, especialmente nos primeiros dias. O paciente costuma ficar internado por alguns dias, com acompanhamento médico, controle da dor e cuidados com a alimentação. A recuperação completa pode levar de quatro a seis semanas, com retorno gradual às atividades do dia a dia”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado