Ela conquistou o Brasil como a mãe da Rainha da Sofrência, mas nos últimos meses, Ruth Moreira, ou dona Ruth, mãe de Marília Mendonça, tem sido nome frequente nas notícias mais comentadas da internet.
A matriarca da saudosa cantora se envolveu em uma série de polêmicas que vão de rifas de violão a disputa judicial pela guarda do neto.
Com tanto bafafá, querido leitor, é natural que você esteja perdido nas fofocas. Mas não se preocupe! A sua fada madrinha do babado está aqui para te situar. Abaixo, separei quatro polêmicas que giram em torno da controversa figura de Dona Ruth!
Acusação de rifa do legado de uma das maiores compositoras do Brasil
É justo começar a lista com uma das primeiras fofocas a girar em torno de Ruth, que decidiu rifar itens pessoais de Marília Mendonça, incluindo um violão usado e o primeiro carro da cantora. A proposta era arrecadar fundos para o Instituto Marília Mendonça, mas o que era pra ser uma atitude nobre, virou um ponto de desconfiança dos fãs.
Estes acusaram a mãe da artista de comercializar a memória da filha. “O violão é do Léo, não dela”, foi um dos comentários mais comuns realizados pelos internautas.
Ruth, sem medo, rebateu: “tudo o que ela deixou é meu”. É claro que a resposta não pegou nada bem.

Guarda judicial do neto Léo
A maior bomba veio em junho de 2025. Murilo Huff, pai da criança, entrou na Justiça pedindo guarda unilateral do filho, alegando que Ruth teria instruído babás a esconderem informações sobre a saúde da criança, que é diabética.
Áudios comprometedores vieram à tona, e o juiz concedeu a guarda provisoriamente ao pai.
A defesa de Ruth nega qualquer negligência e afirma que sempre cuidou com zelo do neto.

O polêmico seguro do acidente
Julho iniciou agitado com as revelações sobre a divisão do seguro do acidente aéreo que matou Marília e outras quatro pessoas.
Segundo familiares das vítimas, Ruth teria os coagido o repasse de 50% do valor total do seguro, que totalizava 200 mil dólares para cada família.
Nas redes sociais, a viúva do produtor Henrique Bahia não se conteve: chamou Ruth de “mercenária” e “oportunista”.
A defesa garantiu que a acusação é “inverídica” e que o valor foi inteiramente destinado à conta do neto Léo.
Intervenções estéticas
Por último, uma velha questão que é sempre resgatada pela indignação dos fãs de Marília: as cirurgias estéticas que Ruth realizou semanas após a morte da filha.
Em entrevista ao Metrópoles, ela se defendeu: “me cuidar não diminui a dor que sinto. Foi uma forma de continuar vivendo”.