Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Kátia Flávia

Deputada Renata Souza acusa aplicativo de racismo

A política filiada ao Psol ficou revoltada com o resultado de uma criação de inteligência artificial, inspirada em personagens da Disney Pixar.

Por Kátia Flávia 27/10/2023 3h00
A política filiada ao Psol ficou revoltada com o resultado de uma criação de inteligência artificial, inspirada em personagens da Disney Pixar.

 Meus amores, nesta quinta-feira (26), a deputada estadual Renata Souza (Psol) usou as suas redes sociais para fazer uma denúncia a  respeito do algoritmo de uma certa inteligência artificial que faz personagens inspirados em personagens da Disney Pixar. 

“A descrição pedida era de uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de estampa africana num cenário de favela. E essa foi a imagem gerada. Não pode uma mulher negra, cria da favela, estar num espaço que não da violência? O que leva essa ‘desinteligência artificial’ a associar o meu corpo, a minha identidade, com uma arma?”, questionou a política. 

Diante disso, a deputada continuou, acusando a inteligência artificial de racista e afirmando que assim como ela o mundo que vivemos estruturalmente concede privilégios para pessoas brancas.

“Isso é o racismo algorítmico. Quando as tecnologias em um mundo forjado pelo privilégio branco fortalecem essa estrutura racista. O imaginário de violência nas favelas e de criminalização de corpos e territórios negros também está presente em tecnologias descritas como “inteligências”, que em tese seriam neutras ou impessoais”, finalizou Renata.






Você pode gostar