Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Deolane é indiciada por organização criminosa e lavagem de dinheiro em caso ligado ao PCC

Influenciadora teve nome incluído no relatório final da Operação Vérnix, que agora segue para análise do Ministério Público

Kátia Flávia

29/05/2026 17h26

Deolane Bezerra foi indiciada pela Polícia Civil de São Paulo por organização criminosa armada e lavagem de dinheiro. O caso agora segue para análise do Ministério Público

Deolane Bezerra foi indiciada pela Polícia Civil de São Paulo por organização criminosa armada e lavagem de dinheiro. O caso agora segue para análise do Ministério Público

Deolane Bezerra foi indiciada pela Polícia Civil de São Paulo pelos crimes de integrar organização criminosa armada e lavagem de dinheiro. O relatório final da Operação Vérnix foi concluído nesta sexta-feira (29) e também incluiu Marco Willian Herbas Camacho, o Marcola, apontado como chefe do PCC.

Eu já tinha encerrado o café no Leblon, pago a conta com a discrição de quem acabou de ouvir coisa que não cabe nem em áudio de WhatsApp e saído para a calçada com o celular grudado na mão. A tarde estava naquele ponto em que o sol bate torto, o trânsito começa a ameaçar e a gente promete que vai respirar antes da próxima bomba. A promessa durou pouco: entrou Deolane, indiciamento, lavagem de dinheiro, organização criminosa e PCC na mesma frase. A sexta-feira, claramente, não trabalha com intervalo.

Segundo a Band, a Polícia Civil finalizou o relatório da Operação Vérnix e apontou Deolane e Marcola pelos crimes investigados. A influenciadora foi presa no dia 21 de maio, em Alphaville, e o caso agora será encaminhado ao Ministério Público, que decidirá se oferece denúncia à Justiça.

A investigação apura a recepção de valores de uma transportadora ligada à facção. De acordo com as autoridades policiais, os materiais apreendidos na operação trouxeram novos elementos para sustentar a tese de autoria e materialidade dos crimes.

Em entrevista a Leo Dias, a delegada Maria Corsato explicou o peso jurídico do indiciamento. “Para a polícia, quando o delegado indicia alguém, ele não tem mais dúvida de que foi aquela pessoa que cometeu o crime”, afirmou. A partir de agora, a próxima etapa depende da análise do Ministério Público.

A defesa de Deolane sustenta que os valores recebidos, em torno de R$ 24,5 mil, seriam referentes a honorários advocatícios. A investigação, porém, aponta movimentações consideradas incompatíveis com essa versão e cita transações milionárias envolvendo empresas sem capacidade financeira aparente.

“O Coaf aponta uma infinidade de transações, entre elas uma empresa de Salvador que enviou 600 mil reais para a conta da empresa dela”, disse Maria Corsato. A delegada também questionou a origem dos recursos enviados por uma empresa baiana. “O dono da empresa é semi-analfabeto e recebe 800 ou 900 reais por mês. Como ele arruma 800 mil reais para mandar? Que serviço ela prestou?”, afirmou.

A delegada ainda comentou a possibilidade de prisão domiciliar pelo fato de Deolane ter uma filha menor de 12 anos. Segundo Maria Corsato, a legislação prevê esse tipo de benefício quando a criança não tem outro cuidador, o que, na avaliação dela, não seria o caso.

“A Deolane não ficou na Fazenda quase três meses? Ela viajou para a Itália e ficou 20 dias sem a filha. Isso desconsidera essa questão da menina”, declarou. A delegada também avaliou que, pela gravidade dos crimes, a chance de liberdade provisória por habeas corpus seria remota.

Eu parei na calçada do Leblon com o vento batendo no cabelo e aquela sensação de que a fofoca tinha acabado de sair da aba entretenimento e cair de salto alto na editoria policial. Deolane sempre foi personagem de palco grande, mas agora o roteiro mudou de gênero: saiu o barraco de internet, entrou relatório final, Coaf, Ministério Público e pergunta sem resposta fácil. Quando a polícia fecha a conta, minha filha, não adianta pedir publi, filtro ou advogado no viva-voz: a próxima cena é no processo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado