Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

De Brasília a Dubai, Leandro Francis mira o mercado internacional de residências de luxo

Com projetos em 28 países, arquiteto aposta em criatividade, personalização e fornecedores brasileiros para ampliar a presença do escritório no exterior

Kátia Flávia

17/10/2026 15h27

img 2461

O arquiteto Leandro Francis, que leva a criatividade brasileira ao mercado internacional de residências de luxo (Divulgação Pessoal).

Com trabalhos em 28 países, o arquiteto Leandro Francis vem ampliando a presença de seu escritório no mercado internacional de residências de luxo. Com uma proposta marcada por desenhos autorais, soluções ousadas e ambientes personalizados, ele conquistou clientes em diferentes continentes e desenvolve projetos em destinos como Dubai, Catar, Estados Unidos, Colômbia e Alemanha.

A expansão acompanha a valorização de uma arquitetura que busca aliar identidade, criatividade e as necessidades específicas de cada cliente.

A trajetória internacional começou com uma residência em Madri, na Espanha, no condomínio La Finca de Alarcón, conhecido por abrigar jogadores do Real Madrid e outras personalidades. Leandro foi até o local para conhecer o cliente e o terreno, experiência que abriu caminho para novas oportunidades fora do Brasil. A partir desse trabalho, o escritório passou a alcançar outros mercados, impulsionado pela repercussão de seus projetos.

whatsapp image 2026 10 17 at 14.30.23 (1)
Leandro Francis ao lado da esposa e sócia, Rafaela Lima (Divulgação Pessoal).

Para o arquiteto, a personalização é um dos principais diferenciais de sua atuação. Em vez de repetir soluções, ele procura desenvolver propostas que expressem a identidade de cada cliente. Segundo Leandro, o desenho à mão também faz parte desse processo criativo, permitindo explorar possibilidades e imprimir características próprias a cada residência.

“Tudo aconteceu por conta de uma arquitetura com ousadia, projetos inovadores e muita criatividade, principalmente pelo fato de eu desenhar tudo à mão. Isso faz com que nosso projeto tenha uma personalização realmente pensada para cada cliente”, explica.

O marketing digital também foi decisivo para a expansão internacional do escritório. Segundo Leandro, a repercussão de publicações com projetos exclusivos e soluções arquitetônicas ousadas nas redes sociais ampliou o alcance de seu trabalho e despertou o interesse de clientes de diferentes países, abrindo portas para novas oportunidades no mercado internacional.

whatsapp image 2026 10 17 at 14.30.23 (2)
Um dos projetos arquitetônicos assinados por Leandro Francis (Divulgação Pessoal).

O reconhecimento internacional se reflete em projetos desenvolvidos em diferentes mercados, com destaque para Dubai, onde o escritório já soma mais de dez trabalhos. Entre eles estão projetos na Palm Jumeirah, ilha artificial em formato de palmeira, e na Jumeirah Bay Island, área residencial exclusiva.

A atuação também alcança outros destinos, como Turks e Caicos, onde Leandro desenvolveu um projeto para o jogador da NBA Eric Gordon, e Medellín, na Colômbia, onde uma residência de 3.500 metros quadrados está em construção.

Diante desse cenário, conquistar espaço no mercado internacional de arquitetura exige mais do que criatividade e projetos diferenciados. Para Leandro, um dos principais desafios está em adaptar cada trabalho às técnicas construtivas e às particularidades de cada país, sem abrir mão da identidade do escritório.

whatsapp image 2026 10 17 at 14.30.23 (3)
Leandro Francis e Rafaela Lima compartilham a trajetória à frente do escritório (Divulgação Pessoal).

O processo envolve visitas aos locais, conversas com os clientes e uma atuação próxima de construtoras e engenheiros responsáveis pela execução. Essa troca com profissionais de diferentes mercados também amplia o conhecimento da equipe e contribui para desenvolver soluções adequadas às exigências de cada obra, fortalecendo a atuação do escritório brasileiro no exterior.

“Normalmente, a gente vai até o local, entende a cultura, conversa bastante com o cliente e entende as técnicas construtivas”, afirma Leandro. Ele destaca que o contato com profissionais de diferentes países também contribui para o amadurecimento do escritório. “Isso traz uma riqueza e uma bagagem muito grande para a gente. Ao longo do tempo, vamos aprendendo com vários profissionais pelo mundo.”

Mesmo diante das particularidades de cada mercado, Leandro destacou que busca preservar a identidade criativa do escritório nos projetos desenvolvidos dentro e fora do Brasil. A proposta é manter a ousadia e a personalização como marcas do trabalho, adaptando as soluções arquitetônicas apenas quando as técnicas construtivas e as condições locais exigem.

whatsapp image 2026 10 17 at 14.30.24
Outro projeto de Leandro Francis, marcado pela sofisticação e pela criatividade (Divulgação Pessoal).

Para Leandro, a criatividade e a ousadia da arquitetura brasileira são diferenciais no mercado internacional, e o reconhecimento no exterior também representa uma oportunidade de valorizar a produção nacional. “Eu acredito que a arquitetura brasileira está muito à frente. O brasileiro pensa diferente, tem muita ousadia e criatividade”, destaca.

Essa visão se estende à escolha dos materiais e fornecedores. O escritório busca incorporar produtos brasileiros aos projetos desenvolvidos no exterior, incluindo marcas de marcenaria, mobiliário e esquadrias. Entre os fornecedores citados por Leandro estão Ornare, Florense e Artefacto, cujos produtos também aparecem em trabalhos internacionais.

A utilização de pedras, madeiras e outros materiais naturais faz parte da preferência por soluções atemporais, capazes de manter sua qualidade estética ao longo dos anos. Ao levar fornecedores nacionais para projetos fora do país, o escritório também contribui para ampliar a presença de empresas brasileiras no segmento de alto padrão.

“Às vezes, o brasileiro não valoriza o próprio brasileiro, mas, no exterior, os europeus e os americanos valorizam muito as coisas do Brasil, tanto os fornecedores quanto os materiais”, observa o arquiteto.

Com projetos em diferentes continentes, Leandro pretende consolidar ainda mais a presença internacional do escritório e ampliar o alcance da arquitetura brasileira. A meta é levar a outros mercados uma linguagem marcada pela criatividade, pela ousadia e por soluções desenvolvidas de acordo com cada cliente.

“É levar a arquitetura brasileira com ousadia, criatividade e projetos personalizados para todo mundo, levando essa alegria do brasileiro transformada em projeto para o mundo todo. Essa é a nossa missão: ser o escritório brasileiro mais bem posicionado internacionalmente”, conclui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado