Amores, estou saboreando meu café da manhã no Talho Capixaba com uma amiga do escritório antes de encararmos a rotina do dia. Eis que ela me conta sobre o apelo de um apresentador pela soltura de amigos que foram apreendidos no exterior momentos antes de promoverem um show de humor.
Acontece que, no último domingo (20), Danilo Gentili usou os Stories para fazer um apelo à Embaixada do Brasil em Moçambique para que o grupo de Murilo Couto seja liberado do aeroporto.
O apresentador do The Noite chamou o ato de censura por motivação política, considerando que o trio foi detido e proibido de se apresentar na capital Maputo.
“Murilo Couto está detido no aeroporto de Moçambique com Gilmário Vemba e Hugo Sousa. Parece ser por censura ou motivo político”, iniciou o relato.
Gentili ainda revelou que está ainda mais apreensivo com a situação e com o bem-estar do amigo, caso a detenção tenha razões políticas.
“Isso me faz ficar preocupado com a segurança deles. Peçam para a Embaixada do Brasil entrar em contato com ele, é importante eles estarem cientes”, concluiu.

Na tarde de domingo (20), Murilo Couto compartilhou um vídeo junto aos amigos Gilmário e Hugo alegando estarem retidos no aeroporto sem motivos aparentes, e esse fato os deixaram impossibilitados de realizar o show que estava marcado para acontecer naquele momento.

De acordo com as autoridades do Serviço de Migração de Moçambique (Senami), o trio foi detido por não solicitarem a credencial para se apresentar no país e usar o visto de turismo inadequadamente.
“Vieram ao país mas não obedeceram aos critérios pelos quais eles vinham. Porque eles vinham para dar um espetáculo, um ‘show’. É uma atividade cultural”, esclareceu o diretor-geral do Senami, Zainedine Danane.