Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Corpo de Preta Gil chega ao Theatro Municipal para velório aberto ao público

Kátia Flávia

25/07/2025 9h30

A diva será homenageada com cortejo carnavalesco pelas ruas do Rio, passando pelo circuito que ganhou seu nome. Uma despedida como ela sempre sonhou: com amor, alegria e multidão.

A diva será homenageada com cortejo carnavalesco pelas ruas do Rio, passando pelo circuito que ganhou seu nome. Uma despedida como ela sempre sonhou: com amor, alegria e multidão.

O corpo da nossa amada Preta Gil chegou, sob o céu ainda escuro do Rio de Janeiro, por volta das 7h da manhã desta sexta-feira (23), ao imponente Theatro Municipal,  palco digno de sua grandeza. É ali que acontecerá o velório aberto ao público, das 9h às 13h, num ritual de despedida à altura de uma verdadeira rainha do carnaval, da música e da vida.

Ah, meus anjos … prepare o lencinho, porque o cortejo será daqueles de cortar o coração! A prefeitura da cidade maravilhosa confirmou: ruas do entorno serão interditadas, com todo um esquema montado para acolher os fãs que, claro, virão em peso. Equipes do COR, CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb estarão de prontidão, porque esse adeus será com pompa, glitter e muita emoção.

E como não poderia ser diferente, a despedida da nossa Preta passará pelo circuito de megablocos que leva seu nome, sim, meus amores, um verdadeiro desfile da saudade. Afinal, quem nunca pulou atrás do “Bloco da Preta”? Ela foi e sempre será um dos grandes pilares do carnaval de rua carioca, uma foliã nata, uma força da natureza em forma de mulher.

O corpo da artista, que chegou ao Rio na manhã de quinta-feira (24), vindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, já está preparado para o último trajeto. Após o velório, por volta das 15h, Preta seguirá rumo à capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, em um cortejo conduzido por um carro do Corpo de Bombeiros, com flores, lágrimas e muito amor. 

whatsapp image 2025 07 25 at 09.02.59

Rota do cortejo:

  • Rua Araújo Porto Alegre
  • Av. Presidente Antônio Carlos
  • Rua Primeiro de Março
  • Av. Presidente Vargas
  • Avenida Francisco Bicalho
  • Viaduto do Gasômetro
  • Pista lateral da Av. Brasil (Caju)
  • Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência)

Interdições e proibições de estacionamento:

  • Das 19h de quinta-feira (24) às 18h de sexta (25):
    Avenida Treze de Maio, em toda a extensão.
  • Das 6h às 18h de sexta-feira (25):
    Rua Araújo Porto Alegre (toda a extensão)
    Avenida Evaristo da Veiga (entre Rua Senador Dantas e Av. Rio Branco)
    Rua Manoel de Carvalho (esquina com Av. Treze de Maio)
preta gil 153752 (1)
preta gil 153752 (1)

A eterna Preta Gil

Preta Gil nos deixou no domingo (20), aos 50 anos, depois de uma luta corajosa contra um câncer que havia se espalhado. Ela foi diagnosticada em janeiro de 2023 com um tumor no intestino, tratou, operou, lutou como uma guerreira, mas, infelizmente, a doença voltou com força em agosto de 2024, afetando linfonodos, ureter e peritônio.

Mesmo diante das adversidades, nossa Preta nunca deixou de sorrir, de cantar, de amar e de ser amada. Até os últimos momentos, buscou tratamento, inclusive nos Estados Unidos, e compartilhou sua batalha com bravura, elegância e generosidade.

Ela deixa um legado artístico e humano que jamais será esquecido. O Brasil perde uma voz poderosa, uma alma festiva, uma mulher intensa e verdadeira. Mas, como ela mesma diria… “me leva que eu vou, sonho meu”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado