Gente, estava em uma chamada de vídeo com amigas que moram nos Estados Unidos, e falamos sobre a partida da querida Preta Gil. Ficamos todas muito emocionadas. Elas me explicaram como o corpo da cantora vai ser trazido para o Brasil.
Preta Gil faleceu em Nova Iorque, após uma batalha contra um câncer no intestino. O corpo dela retornará ao Brasil por meio do processo de repatriação funerária, um procedimento complexo e cheio de trâmites burocráticos. A lista de documentos que devem ser apresentados para realizar o traslado do corpo é extensa.
O primeiro passo para repatriar o corpo da artista é a emissão do atestado de óbito nos EUA. Em seguida, é necessário obter um certificado médico que comprove a causa da morte, e este documento deve ser reconhecido pelo consulado brasileiro. Após isso, a família inicia o registro consular do óbito, fundamental para a morte ser reconhecida oficialmente no Brasil e para que documentos como a certidão de óbito consular possam ser emitidos. Essas etapas exigem a apresentação de uma lista de outros documentos.

Em seguida, para o transporte internacional, o corpo precisa passar pelo embalsamamento, que visa atender às normas sanitárias internacionais. Essa etapa garante que o corpo se mantenha em condições adequadas durante o traslado.
Em resumo, é feita a emissão dos documentos, preparação do corpo, escolha do caixão e transporte aéreo. Todo esse trâmite costuma levar cerca de 15 dias para ser concluído, mas esse prazo pode variar.
Vale lembrar que o corpo de Preta Gil deve ser cremado, de acordo com a assessoria de comunicação de Gilberto Gil, pai da artista. Ela será velada no Rio de Janeiro.