Amados, segurem esse bapho selvagem que o papo hoje é sobre coragem de sobra!
O apresentador do Esporte Espetacular, Fernando Fernandes, relembrou no Encontro com Patrícia Poeta a vez em que se jogou nas águas de Bonito, em Mato Grosso do Sul, e nadou com nada menos que uma sucuri gigante.
Enquanto a gente tem medo até de lagartixa, o homem mergulhou feliz da vida com uma cobra que mais parecia um caminhão enrolado.
A aventura aconteceu no quadro Sobre Rodas, exibido em setembro do ano passado. O atleta contou que foram três dias de busca até encontrar o “anjinho” escamoso para as câmeras.
Três dias, meu amor! Quem em sã consciência procura uma cobra de sete metros e ainda acha que isso é um passeio turístico? Só Fernando mesmo!
As buscas começaram no Rio Sucuri, batizado assim porque o formato lembra uma cobra deslizando pela mata. Ajudado por Juca Ygarapé, que há mais de 30 anos monitora os animais dos rios de Bonito, Fernando não sossegou até ver a bichona de frente.
“Por mais que quisesse conhecer outras áreas de Bonito, a sucuri virou um desejo muito especial. Quero ver esse bicho de frente. Imagina a força de encontrar um animal de sete metros”, disse ele, todo empolgado, como se estivesse indo ver um pôr do sol.
Bonito, aliás, é um verdadeiro paraíso do ecoturismo brasileiro. Água cristalina, cachoeiras de novela e uma fauna que dá um show à parte. Mas, junto com os peixinhos fofos, o que aparece mesmo por lá são as rainhas do pântano: as sucuris.

A cidade já foi palco de uma das maiores sucuris registradas no planeta, a famosa Ana Júlia, que chegou a quase 7 metros e 200 quilos. Uma senhora cobra, minha gente. Ana Júlia foi encontrada morta em março de 2024, no Rio Formoso, mas deixou seu legado como diva reptiliana de Bonito.
O biólogo e especialista em serpentes Henrique Abrahão Charles explicou o motivo desse desfile de cobras na região. Segundo ele, “as sucuris são avistadas constantemente em Bonito porque é uma área preservada. E não são só sucuris avistadas, mas uma quantidade absurda de outros animais. A região tem realmente uma abundância de alimentos para as sucuris. Apesar de serem especializadas em mamíferos, elas também comem peixe, aves, répteis”.
Agora cá entre nós, coragem define. Enquanto muita gente foge até de documentário da Discovery, Fernando foi lá e mergulhou com a cobra rainha do Brasil!