Claudia Ohana e Thiago Lacerda são homenageados na terceira edição do BONITO CINESUR
No festival sul-mato-grossense, os atores eternizaram suas passagens ao participarem do projeto “As Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano”
Kátia Flávia
02/08/2025 9h00
No festival sul-mato-grossense, os atores eternizaram suas passagens ao participarem do projeto “As Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano”
A terceira edição do BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO recebeu na tarde da última quinta-feira (31), no Centro de Convenções de Bonito, os consagrados atores Claudia Ohana e Thiago Lacerda para celebrarem o cinema e a natureza no projeto “As Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano”, ação criada em parceria com a Prefeitura de Bonito, que une arte e meio ambiente em uma homenagem simbólica aos grandes nomes do audiovisual sul-americano.
A iniciativa propõe o resgate da memória cultural e a conexão entre o ser humano e o meio ambiente por meio de um simbolismo: gravar mãos de artistas reconhecidos do audiovisual sul-americano e patas de animais típicos da fauna pantaneira – lado a lado – em esculturas simbólicas. As placas são feitas de ferro, cimento e vidro e foram criadas pelo artista plástico Lula Ricardi.
Thiago Lacerda eternizou sua passagem ao lado das pegadas da Queixada, enquanto Claudia Ohana homenageou o Quati. “Acho tão legal saber que a gente faz parte da história do cinema nacional. Fazer um festival em Bonito é sensacional e ser homenageada é sempre um privilégio.” declarou a atriz que apresentará, no sábado (02), o encerramento e premiação do festival ao lado de Lacerda. Sobre o projeto, o ator se diz honrado pela participação: “ Ter um espaço como o Pantanal, mágico, se encontrando com a arte, com a cultura, com a educação, do ponto de vista do fomento das manifestações artísticas, é vibrante. O Brasil merece, a América Latina merece”.
Além dos dois, foram homenageados, na tarde de quarta-feira, o diretor e roteirista Luiz Carlos Lacerda (Tatu Galinha), o diretor Aurélio Michiles (Capivara), o diretor José Eduardo Belmonte (Paca), e o artista plástico, Humberto Espíndola (Jacaré). O evento foi realizado no Centro de Convenções de Bonito, mas todas as placas serão expostas posteriormente em uma calçada na Praça da Liberdade, no Centro de Bonito.
Diretor Aurélio Michiles, roteirista Luiz Carlos Lacerda, atriz Claudia Ohana, diretor José Eduardo Belmonte, artista plástico, Humberto Espíndola e ator Thiago Lacerda em frente suas placas
Créditos: Diego Cardoso | Fotografando Bonito
A primeira parte do projeto já havia acontecido na última segunda-feira (28), ocasião em que estiveram no festival os atores Ana Brun (tamanduá-mirim), grande nome do cinema paraguaio homenageada no festival, Maeve Jinkings (lobo-guará) e Antônio Pitanga (onça-pintada); a produtora argentina Cecília Diez (papagaio); e o distribuidor Jean Thomas Bernardini (anta).
Cecília Diez, Jean Thomas Bernardini, Antônio Pitanga, Maeve Jinkings e Ana Brun.
Créditos: Diego Cardoso | Fotografando BonitoAtriz Maeve Jinkings e sua placa
Créditos: Diego Cardoso | Fotografando Bonito
“Nós vamos registrar aqui em Bonito esses artistas sul-americanos, brasileiros e sul-mato-grossenses, que fazem a história do cinema e do audiovisual. Vamos ter as patas dos animais ao lado das mãos humanas. Como nós estamos em Bonito, esse paraíso ecológico, vamos dizer que os humanos e os animais caminham juntos. É isso que tem significado para a Terra. Somos uma coisa só e precisamos salvar o planeta”, disse Nilson Rodrigues, idealizador do festival.
O BONITO CINESUR é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet. Conta com patrocínio da Fecomércio-MS, Sesc, Emgea, Agência Nacional do Cinema (Ancine), Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Prefeitura de Bonito, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e do Governo de Mato Grosso do Sul, além do apoio cultural da Energisa e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO Site: https://bonitocinesur.com.br/2025/ Redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/bonitocinesur Twitter: https://twitter.com/bonitocinesur Facebook: https://facebook.com/bonitocinesur Youtube: https://www.youtube.com/@BonitoCineSur