O Festival Virada Salvador 2025 virou palco de um escândalo explosivo neste domingo (29)! Claudia Leitte está no centro das atenções após substituir o nome do orixá Iemanjá por “Rei Yeshua” (Jesus em hebraico) durante uma apresentação no Candyall Guetho Square, em Salvador. A atitude causou revolta e levou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) a abrir um inquérito para investigar o possível crime de racismo religioso cometido pela artista.
Segundo o MP-BA, o foco é apurar a “responsabilidade civil diante de possível ato de racismo religioso consistente na violação de bem cultural e de direitos das comunidades religiosas de matriz africana”, com possibilidade de desdobramentos criminais.
Claudia se defendeu com um discurso sério: “Eu acho que esse assunto é muito sério. Eu, no meu lugar de privilégios, penso que racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade e não de uma forma superficial.” E completou com uma mensagem de respeito: “Eu prezo muito pelo respeito, pela solidariedade, pela integridade. A gente não pode negociar esses valores de jeito nenhum, nem colocar isso dessa maneira, jogado ao tribunal da internet.”
Mas a situação ganhou contornos ainda mais quentes! O secretário de cultura, Pedro Tourinho, e a estrela Ivete Sangalo não deixaram a polêmica passar batida e também se manifestaram, engrossando o coro sobre a gravidade do ocorrido.
E agora, Claudia? Será que o tribunal da internet vai perdoar?