Gente, estou aqui em casa comendo um bolo de cenoura com brigadeiro belga que acabei de fazer para curar as lombrigas da minha TPM, quando recebo uma mensagem de uma amiga minha que mora em Los Angeles falando sobre o filme “Cidade de Deus”.
Acontece que o jornal norte-americano “The New York Times” publicou neste último domingo (22) uma lista com os 100 maiores filmes do século segundo os especialistas ouvidos por eles e o filme brasileiro “Cidade de Deus” garantiu o décimo quinto lugar no ranking.
“Um adolescente força um adolescente mais novo a matar uma criança ainda mais nova. A vítima se encolhe dentro de um pátio cercado que lembra um cercadinho. Perto dali, soluça outra criança, que aparenta ter uns 5 anos; ela levou um tiro no pé — para enviar uma mensagem, mas também por diversão. O fato de um filme conseguir conter essa cena e, de alguma forma, fazer você se sentir tudo menos enjoado é prova de sua complexidade narrativa, estilo visual deslumbrante e elenco carismático”, diz a análise.
O filme foi lançado em agosto de 2002 e se tornou um grande marco do cinema brasileiro para o mundo e para os brasileiros. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme conta a vida das pessoas dentro da favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, o longa brasileiro foi indicado em quatro categorias no Oscar, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem, mas não ganhou em nenhuma delas.
“Na primeira vez que assisti, você sentiu o calor, sentiu o suor nas costas, sentiu a pressão, sentiu as ruas. São poucos os filmes que te colocam no meio de um ambiente com tanta precisão”, declarou o ator Chiwetel Ejiofor ouvido pelo jornal.
No ranking do prestigiado jornal norte-americano, os filmes que ficaram na frente de Cidade de Deus foram:
14: Bastardos Inglórios
13: Filhos dos Homens
12: A Zona de Interesse
11: Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
10: A Rede Social
9: A Viagem de Chihiro
8: Corra!
7: Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
6: Onde os Fracos Não Têm Vez
5: Moonlight: Sob a Luz do Luar
4: Amor à Flor da Pele
3: Sangue Negro
2: Cidade dos Sonhos
O primeiro lugar ficou o filme sul-coreano “O Parasita” que recebeu o Oscar de melhor filme em 2019. O longa sul-coreano é considerado um marco na academia e um quebrador de barreiras para o cinema moderno, principalmente, na premiação do Oscar.