Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Black Friday: mais da metade dos consumidores afirma comprar após ver ação de influenciadores

59% dos consumidores lembram de campanhas de influenciadores durante a Black Friday, segundo a MField.

Kátia Flávia

11/11/2025 12h12

img 3756

Mais da metade dos brasileiros afirma ter comprado na Black Friday após ser motivado por influenciadores digitais. (Foto: reprodução)

A Black Friday já ocupa papel central no calendário de vendas do Brasil, configurando-se como o principal evento do segundo semestre. Com projeção de faturamento de R$ 13,34 bilhões por parte do comércio eletrônico, representa crescimento estimado de 14,74% frente a 2024, segundo a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom).

Por não coincidir com feriados ou datas tradicionais de consumo, essa temporada torna-se estratégica para as marcas, que começam a desenhar suas campanhas com meses de antecedência.

Nesse contexto de alta competição pela atenção do consumidor, o investimento em marketing de influência se destaca como peça fundamental.

Um relatório da EY-Parthenon revela que 54% dos brasileiros acompanham influenciadores digitais — índice acima da média mundial, que é de 45%. Além disso, 61% afirmam que suas decisões de compra já foram afetadas pelos conteúdos desses criadores.

Durante a Black Friday, esse impacto se intensifica: segundo levantamento da MField em parceria com a Opinion Box, 59% dos consumidores lembram de campanhas passadas protagonizadas por influenciadores, e 56% dizem já ter efetuado alguma compra motivada por esse tipo de ação.

img 3757
Gabriela Vasconcelos afirma que autenticidade é chave: “Trabalho apenas com produtos que realmente uso” em seu dia a dia. (Foto: reprodução)

A influencer Gabriela Vasconcelos, que começou a sua trajetória com conteúdos de bem-estar e hoje atua também na área de moda e lifestyle, destaca a importância de manter autenticidade:

“Escolho os meus parceiros a dedo, para não transformar meu perfil num espaço excessivamente comercial. Trabalho apenas com produtos que realmente uso e que fazem parte do meu dia a dia. É isso que passa confiança para quem me acompanha”, explica.

Gabriela, que já colaborou com marcas como Bioritmo, Byrk Store, Pura Vida e outras em território americano e europeu, afirma que o retorno em datas como a Black Friday costuma ser expressivo quando há alinhamento entre o conteúdo e o público.

“Algo muito interessante da Black Friday é que, antes da promoção começar, as marcas já trabalham com os influenciadores para gerar desejo. Assim, quando a oferta é lançada, o público já está preparado — e aproveita a oportunidade para comprar de fato.”

Ainda segundo o relatório, o foco na autenticidade é um diferencial competitivo na Black Friday, pois aproxima a marca do consumidor e potencializa os resultados de marketing. Todos os segmentos do mercado possuem oportunidades neste período, e a criatividade dos influenciadores é o principal veículo para alcançar a audiência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado