Matheus Sousa, de 16 anos, morador do Parque União, no Complexo da Maré, carrega no tatame uma trajetória que começou cedo. Aos 13 anos, dentro de um projeto social ligado a uma biblioteca da comunidade, ele teve o primeiro contato com o Jiu-Jítsu e desde então não parou mais.
“Conheci o Jiu-Jítsu pelo projeto social de uma biblioteca onde eu sempre frequentava, e assim fui seguindo minha carreira”, contou Matheus.



Entre treinos e competições, a rotina do jovem atleta também inclui o trabalho nas praias cariocas, onde vende balas para custear sua participação em campeonatos dentro e fora do Rio de Janeiro.
Mesmo diante das dificuldades, os resultados chamam atenção. Matheus já conquistou o título de campeão brasileiro e do ADCC, foi duas vezes campeão sul-americano, três vezes campeão de cinturão e soma cinco medalhas em competições pan-americanas.
Seu grande desafio é conseguir arrecadar o investimento que precisa para ser campeão novamente. “Agora eu estou na meta de ir para o Campeonato Brasileiro, falta os gastos da passagem e os gastos dos dias que irei ficar lá, porque será uma semana de campeonato”, concluiu.