Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

A exigência de Elton John que forçou a Globo a atrasar show no Rock in Rio

Cantor só liberou a transmissão de sua apresentação mediante delay de 30 minutos; sem o acordo, o show poderia não ir ao ar

Kátia Flávia

08/09/2026 9h55

Elton John se apresentou no Rock in Rio com transmissão atrasada em 30 minutos

Elton John se apresentou no Rock in Rio com transmissão atrasada em 30 minutos

Elton John exigiu que seu show no Rock in Rio fosse transmitido com 30 minutos de atraso para liberar a exibição pela Globo. A emissora planejava mostrar a apresentação ao vivo no Multishow e na TV aberta, mas aceitou a condição de última hora, ligada a questões de segurança envolvendo o artista.

Eu tinha trocado a esteira pelo alongamento quando a notícia apareceu e pensei: Elton John não volta ao Brasil depois de 11 anos para negociar detalhe no corredor. O homem chega, senta ao piano e a maior emissora do país ajusta o relógio.

Segundo a Folha de S.Paulo, a exigência era considerada primordial pela equipe do cantor. Caso a Globo recusasse o delay, a apresentação poderia sequer ser exibida. Ou seja: não foi capricho de programação, foi condição para que o show chegasse à televisão.

Eu prendi o cabelo de novo e fiquei imaginando o corre-corre nos bastidores. A Globo anunciou a apresentação como ao vivo e fechou cotas comerciais para a transmissão do Rock in Rio. Itaú, Volkswagen e Natura renovaram os contratos; o Google entrou como novidade. A arrecadação estimada foi de cerca de R$ 100 milhões.

A exigência de Elton não é inédita para eventos transmitidos do Rio. Madonna e Lady Gaga também pediram atraso nas apresentações do Todo Mundo no Rio, em 2024 e 2025. Shakira, no entanto, não fez a mesma solicitação neste ano.

Eu já tinha terminado a última sequência quando parei para olhar os vídeos do show. Aos 79 anos, Elton entregou 24 músicas em cerca de duas horas e 15 minutos, com terno amarelo fluorescente, clássicos como “Rocket Man”, “Your Song” e “I’m Still Standing” e uma voz mais descansada depois de desacelerar a rotina de turnês.

O cantor, que oficialmente encerrou sua grande turnê de despedida em 2023, segue aceitando apresentações pontuais. O Rock in Rio foi sua terceira participação no festival e sua oitava passagem pelo Brasil. “Não tenho muita voz sobrando, mas vou cantar essa”, avisou antes de “Your Song”.

Eu peguei a bolsa para seguir ao vestiário com uma conclusão: Elton John pode até ter se aposentado das grandes turnês, mas continua dando aula de poder de negociação. A Globo queria o show ao vivo; ele queria segurança. No fim, o piano tocou e a televisão esperou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado