Menu
Entretenimento

Jovens com síndrome de Down participam do reality “Expedição 21”

Redação Jornal de Brasília

18/05/2022 17h32

Atualizada 23/05/2022 19h17

Foto|Divulgação

Como seria o desafio para adultos com síndrome de Down, vivendo 4 dias em uma casa sozinhos, longe dos pais, e cercados por provas e dinâmicas que desafiassem suas condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais? Esta é a proposta da Expedição 21- experiência de imersão, numa espécie de reality show, criada pelo Educador Social Alex Duarte, e que chega na sua segunda edição, no Rio de Janeiro, de 25 a 28 de maio. A nova edição contará com a participação especial da atriz Carla Diaz que, além de interagir com os participantes, deve anunciar, ao fim do reality, o grande vencedor da edição.

Enquanto os participantes estiverem na casa, os pais passarão por uma oficina de preparação em um hotel do Rio, com o intuito de identificar comportamentos de superproteção. A oficina será ministrada pelas educadoras sociais Flávia Cortinovis e Andrea Barbi.

O QUE É

O experimento é uma experiência inovadora, fora do ambiente familiar e da rotina dos jovens, onde simula uma sociedade inclusiva, que aposta, autoriza e foca nas potencialidades dos participantes, independentemente de suas condições.

Durante quatro dias, eles precisam tomar suas próprias decisões, resolver conflitos, criar estratégias de jogo, ter pensamento crítico, lidar com a convivência e principalmente ser responsável por si e pelo outro. Um momento único e desafiador para viver a fase adulta com autonomia e responsabilidades.

MENTORES

As aulas da Expedição 21 são conduzidas pelo Educador Social Alex Duarte, que trabalha desde os desafios e responsabilidades da iniciação à vida adulta até a tomada de decisão. Além disso, a Expedição recebe a visita de vários mentores que desenvolvem oficinas e dinâmicas em diversas esferas.

Este ano, estão confirmados o Neuro Cientista Fernando Gomes (que vai trabalhar funções executivas), a especialista em Comportamento Humano Tânia Zambon (autoestima e reconhecimento) e a fundadora da Educação Especial, Lidieri Barros (comunicação alternativa e sistema monetário).

Também haverá uma oficina sobre sexualidade com a terapeuta Nancy Pereira e participação especial da atriz Carla Diaz.

SELETIVA

Mais de 500 adultos com síndrome de Down se inscreveram em 2018 para concorrer as 21 vagas. Através da gravação de um vídeo, cada inscrito precisou defender e argumentar o porquê merecia ser escolhido.

Em março deste ano, foi realizado no Rio de Janeiro, a seletiva presencial, que contou com uma turma de jurados formado por professores, artistas e influenciadores do movimento inclusivo. Eles tiveram a difícil missão de escolher os participantes, avaliando a singularidade de cada inscrito, não os favorecendo em decorrência de suas habilidades. Um dos requisitos da seleção foi a demonstração de um desejo verdadeiro por estar na casa e originalidade na gravação do vídeo. A seleção também obedeceu ao critério da pluralidade das regiões, ou seja, selecionando participantes inscritos de todos as regiões do Brasil.

PRIMEIRA EDIÇÃO

A primeira edição realizada em 2018, teve resultados surpreendentes, como a conquista da moradia independente pelo escritor Vinicius Streda. O experimento será transformado em objeto de pesquisa científica, liderado pelo cientista Dr Fernando Gomes e sua equipe juntamente com a neurocientista Marilene Silva.

O objetivo é comprovar como um ambiente positivo é capaz de melhorar a estima de pessoas com deficiência intelectual e potencializar sua autonomia.

O experimento também vai ser transformado em um DOC série, dirigido por Teresa Lampreia e Bia Oliveira. O roteiro é de Lalo Homirch. A primeira edição virou um documentário, premiado em Hollywood e hoje disponível na Amazon.

A falta de oportunidades adequadas às dificuldades encontradas em cada marco do desenvolvimento humano, associada a um ambiente pouco desafiador e de superproteção, podem ocasionar na ausência de autonomia que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo de qualquer indivíduo. Muitas vezes, a pessoa com deficiência intelectual, não consegue identificar o resultado de suas ações durante as experiências diárias devido a uma rotina de proteção e preconceitos.

A Expedição 21 é uma experiência que nos mostra a influência do ambiente positivo no desenvolvimento de cada participante e as implicações no comportamento emocional para a construção da autonomia.

“Na contramão dos discursos que insistem em procurar explicações biológicas, catalogar sintomas e comportamento padrão, a Expedição 21 nos proporciona pensar que os limites estão nas situações culturais que nos envolvem e que muitas vezes atribuem a característica da deficiência o caráter da impossibilidade”, conclui Alex Duarte, criador da Expedição 21.

CONFIRA A LISTA DOS SELECIONADOS

1- CAIO FREITAS- (SP)
2- CACAI BAUER (BA)
3- GABRIEL MACHADO- (PR)
4- GEORGIA BERGANTIN – (SP)
5- IVY FARIA (RJ)
6- JUSSARA BERNARDO (SC)
7- LAIS SOUZA- (BA)
8- LARISSA CERATTI (RS)
9- LUISA CAMARGOS- (MG)
10- MARCOS NASCIMENTO (MG)
11- MARIANA AMATO- (SP)
12- PEDRO AZEVEDO (RJ)
13- PEDRO RATTES (GO)
14- RAFAEL SLEIMAN (SP)
15- RAFAELA DELGADO- (GO)
16- SILVIO DA SILVA- (BA)
17- STEPHANIE BRAGANHOLO(PR)
18- STHEPHANY SANTOS (AM)
19- TATIANE MORAES (RJ)
20- VICTOR BENTO (PB)
21- VITÓRIA MESQUITA- (DF)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado