Menu
Entretenimento

Jorge Ben Jor é homenageado em evento gratuito no Parque da Cidade

Arquivo Geral

09/06/2017 6h00

Foto: Divulgação

Eric Zambon
eric.zambon@jornaldebrasilia.com.br

Você conhece várias canções compostas por Jorge Ben Jor, mas talvez não saiba disso. O autor de Chove Chuva é também o responsável por Mas que Nada e Xica da Silva, dentre outros sucessos. A sexta edição do projeto Nivea Viva pretende dar cara e nome aos bois com show gratuito, neste domingo, no Parque da Cidade, em homenagem ao músico carioca. A cantora Céu e o grupo Skank são os convidados da turnê.

O tecladista Henrique Portugal, um dos fundadores da banda mineira, afirma que, nas quatro apresentações da turnê até agora, se surpreendeu com a resposta da plateia. Para ele, o repertório de Ben Jor está no “inconsciente coletivo” do público. “Quando 100 mil pessoas começam a cantar, você vê que é impressionante como as pessoas nem sabem quem é o compositor, mas conhecem a música”, atesta, em entrevista ao JBr.

O músico garante que os shows têm ficado “cada vez melhores” e exalta o homenageado como uma espécie de patrono do Skank. “Quando ele foi convidado para fazer o projeto, indicou a gente. (Jorge Ben) nos ajudou no início da carreira. É uma sinergia não só de estilo, mas de efeito. É legal estar com ele e escutar histórias do início da carreira”, entusiasma-se Portugal.

Cada um com seu cada qual

A apresentação deste fim de semana tem cerca de 30 canções que contemplam boa parte dos 27 álbuns de estúdio do músico carioca. O repertório teve curadoria de todos os artistas envolvidos e tenta respeitar tanto o estilo quanto as preferências pessoais de cada um.

A terna Que pena, lançada no álbum Jorge Ben em 1969, por exemplo, ganhou uma versão famosa na voz de Gal Costa no mesmo ano. Não à toa, Céu foi a escolhida para interpretar a canção na homenagem. Da mesma forma, a afinidade do Skank com o futebol foi levada em consideração para escalar a banda em Fio Maravilha e Umbabaraúma.

O esporte, aliás, é um dos vários pontos de convergência entre os mineiros e Ben Jor. No início da carreira, em 1996, É Uma Partida de Futebol foi um dos grandes sucessos do álbum Samba Poconé, do Skank. O mesmo tema também polvilhou a carreira do alquimista. Mesmo assim, os artistas nunca pensaram em um álbum temático a respeito.

“As nossas músicas de futebol falam da relação com o público. O Jorge é que tem música para goleiro, para atacante, para tudo”, brinca o tecladista Henrique Portugal.

Atividade Recente

O último lançamento de inéditas do homenageado de domingo é Recuerdos de Asunción 443, de 2007. Aos 73 anos, Ben Jor não gosta de dar entrevistas e tem diminuído sua atividade, após quase 54 anos de atividade intensa. O projeto parece uma maneira justa de manter o carioca na memória e no imaginário – desta vez consciente – do público. Salve simpatia!

Serviço

Nivea Viva

Domingo, a partir das 17h. Na Praça das Fontes do Parque da Cidade (Asa Sul). Entrada franca. Mais informações: niveaviva
jorgebenjor.com.br. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado