Menu
Entretenimento

Instituto Cervantes recebe curso gratuito de artes visuais

Arquivo Geral

31/08/2017 8h30

Imagine a fachada de um prédio se transformando em uma máquina de pinball. Ou uma sacada com um tubarão “pulando”. O que é uma ilusão de ótica em grande escala, conhecido como Mapping, cuja projeção pode ser feita a 360º, tem se tornado um dos recursos mais utilizados em shows, festas eletrônicas e espetáculos de teatro pelo mundo. Quem quiser se aventurar pela área terá a oportunidade de fazer a Oficina de Introdução ao Mapping, no auditório do Instituto Cervantes de Brasília, no dia 1º de setembro. O curso, ministrado pelo artista digital Javier Alvarez Bailen, faz parte da programação da atividades formativas do Festival Cena Contemporânea 2017. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/IjD2h9iiVYwPqGTK2.

O Mapping – em português, Vídeo-Mapeamento Arquitetônico -, consiste em projetar e manipular imagens em superfícies. Com a ajuda de programas especiais e projetores de grande potência, pode-se mapear os pontos que cobrem alguns dos seus detalhes – arestas, colunas, janelas e portas, por exemplo – e inserir tais imagens neles.
Na oficina, o participante terá a possibilidade de desenvolver os projetos visuais de adaptação de conteúdo do grupo Light Notes. Será usado como programa o Madmapper, que pode funcionar em plataformas como MaC e PC. Serão simuladas diferentes situações referentes a cenografias de teatro e exemplos de exposição audiovisual em grandes estruturas, como em edifícios.

Sobre Javier Alvarez Bailen

Artista digital especializado em instrumentos e instalações interativas criadas a partir de um estilo pessoal, baseado na utilização de luzes, equipamentos e vídeos em tempo real. Javier é diretor e fundador da Escola Audiovisual Mad Center, o primeiro centro de formação em Técnicas de Mapping e Projeção Volumétrica da Espanha. Atualmente, desenvolve instalações para grandes empresas nacionais e internacionais.

Serviço

Oficina de Introdução ao Mapping
Data: 01/09
Horário: de 9h às 18h
Local: Instituto Cervantes (707/907 Sul)
Público-Alvo: pessoas interessadas em cenografia, áreas técnicas e produção audiovisual
Vagas: 12

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado