Menu
Entretenimento

Guilherme Arantes canta sucessos acompanhado da Brasília Sinfônica no Ulysses Guimarães

Arquivo Geral

15/11/2016 7h00

Atualizada 14/11/2016 22h11

Divulgação

Larissa Galli
cultura@jornaldebrasilia.com.br

São 40 anos desde a gravação do primeiro disco. O cantor, pianista e compositor Guilherme Arantes desembarca hoje na capital para celebrar os sucessos da carreira em apresentação com a Orquestra Brasília Sinfônica. O espetáculo acontece às 20h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). O artista sobe ao palco acompanhado de 40 músicos da orquestra sinfônica, sob regência do maestro Joaquim França, com arranjos exclusivos.

Em entrevista ao Jornal de Brasília, Arantes destaca que a presença da orquestra oferece outra cara às canções. “Esse formato é muito bonito porque a orquestra dá um tom clássico às músicas e favorece bastante as harmonias. Vamos festejar esses 40 anos de carreira de uma forma sinfônica. Vai ser uma experiência ótima!”, declara o cantor.

Ele também explica que a parceria proporciona uma experiência diferente para a plateia: “O som é mais delicado e a condução das músicas é outro. É um clima diferente, uma atmosfera especial para o público, assim como um espetáculo muito bonito visualmente.

Trilha de novela

O repertório é composto por alguns dos maiores sucessos do músico. Entre eles estão clássicos como Amanhã, Êxtase, Baile de Máscaras e Planeta Água; e hits mais dançantes dos anos 1980, como Deixa Chover e Cheia de Charme.

O set ainda inclui composições que ficaram conhecidas nas vozes de outros artistas, como Brincar de Viver e Lindo Balão Azul. “A gente sempre procura percorrer o maior número possível de canções conhecidas nos shows”.

Famoso por canções imortalizadas como temas de novela, Guilherme promete “uma grande confraternização de músicas que marcaram muitas vidas”.

Sobre se apresentar novamente na capital, o paulistano é categórico: “É um privilégio e uma alegria muito grande. O público (brasiliense) tem um estado de espírito incrível, vai ser um momento mágico”.

Beatles e tropicalismo

O compositor tomou gosto pela música na década de 1950. “Comecei por força do meu pai, inspirado pelo apogeu da música no Brasil e no mundo nas décadas de 1950 e 1960, com o surgimento da bossa nova, dos Beatles e do tropicalismo”, relembra o artista de 63 anos. “Peguei a fase que se seguiu ao pop rock, no Brasil, e surfei nessa onda de estética de classe média, urbana e universitária”, acrescenta.

Ainda segundo ele, o momento mais marcante desses 40 anos de carreira foi o lançamento da canção Meu Mundo e Nada Mais, em 1976, além do sucesso da composição Planeta Água. “Foi um momento muito importante porque (Planeta Água) é uma música muito densa, com um tema bonito”, revela.

Já a faixa Meu Mundo e Nada Mais faz parte do primeiro disco solo do cantor, intitulado Guilherme Arantes.

Músicas inéditas em breve

Este ano, o cantor lançou um box com os 21 álbuns produzidos durante essas quatro décadas. Segundo Guilherme Arantes, o compilado é um marco em sua carreira. “Eu fiz esse box para contar todas as histórias fonográficas e reunir todos meus fonogramas num pacote só. É um marco para partir para novos projetos no futuro”, conclui, não sem antes adiantar que pretende somar mais alguns anos à carreira.

“Vou começar um trabalho novo de músicas inéditas. Não pretendo parar, quero continuar com dignidade e fazer o som que o público gosta que eu faça. Me especializar naquilo que eu sei fazer”, declara.

A Orquestra Brasília Sinfônica tem se destacado no cenário artístico-musical da capital com concertos inéditos, homenageando e recebendo artistas consagrados da música popular brasileira. O próximo cantor a dividir o palco com os 40 músicos da orquestra é o sertanejo Daniel, no dia 4 de dezembro.

Serviço:

Guilherme Arantes In Concert

  • Hoje, às 20h. No Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Ingressos variam de R$ 60 a R$ 140. Valores referentes à meia-entrada e sujeitos a alteração sem aviso prévio. Informações: 4101-1121. Não recomendado para menores de 12 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado