Menu
Entretenimento

Grupo Embaraça se apresenta na Caixa Cultural na próxima sexta

Colaborador JBr

09/02/2017 17h27

Foto: Divulgação

A CAIXA Cultural Brasília abre as cortinas para o espetáculo Pentes, com atrizes brasilienses do Grupo Embaraça. Usando o teatro performativo como linguagem, a apresentação revela as facetas do racismo e busca desconstruir os estereótipos sobre as mulheres negras. O espetáculo será de 17 a 19 de fevereiro e os ingressos começam a ser vendidos neste sábado (11), por R$ 10 (meia-entrada).

As atrizes Ana Paula Monteiro, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo doam seus próprios corpos, autobiografias e experiências. Assim, levam para o palco uma criação autoral e independente falando sobre preconceito, racismo, autoestima e valorização da identidade.

O espetáculo promove uma interação com a plateia, fazendo com que o público se identifique com as experiências expostas no palco. Por propor discussões de maneira intensa e criativa, sempre são criadas novas cenas para dialogar com as demandas e discussões atuais.

Um dos destaques de Pentes é a música, executada por uma banda ao vivo formada por seis musicistas negras. Além disso, o universo audiovisual é muito explorado com projeções e discursos não verbais.

Trajetória

O Grupo Embaraça nasceu na Universidade de Brasília com a união de cinco atrizes negras e hoje é um dos únicos grupos de Teatro Negro do Distrito Federal. A necessidade de se discutir e refletir sobre o universo racial levou o grupo a colocar em cena algumas problemáticas étnico-raciais.

É nesse cenário que nasce o rascunho do primeiro espetáculo do grupo, cena curta – Pentes. O trabalho participou do processo de curadoria da 5ª edição do Festival Breves Cenas de Teatro de Manaus em março de 2013, ganhando o Prêmio pela Abordagem Temática Através da Cidadania e Identidade. A cena curta também esteve no Festival de Teatro Universitário do Rio de Janeiro em abril do mesmo ano.

Ao aprofundar mais o trabalho, o Grupo Embaraça produz a primeira versão do espetáculo Pentes. Em 2013, foi apresentado no Festival de Teatro de Crixás e no ano seguinte participou do Festival de Cenas Curtas Galpão Cine Horto. A nova e atual versão do espetáculo surge em 2015 e já foi apresentada em temporada independente no Teatro Sesc Garagem.

SERVIÇO

Data: de 17 a 19 de fevereiro
Hora: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Ingressos: R$ 10 (meia entrada)
Classificação indicativa 12 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado