Menu
Entretenimento

Filme brasiliense mergulha nas histórias de gangues do DF

Ambientado no início dos anos 1990, o longa-metragem se inicia com a morte de Mad Max, o líder de uma das gangues, e o luto do seu irmão mais novo, Palito

Agência UniCeub

20/09/2024 16h38

gangue 1024x431

Foto: Reprodução

O filme de ficção “Entrequadras”, de Filipe Gontijo, lança um olhar sobre gangues formadas por jovens que dominaram as entrequadras de Brasília.

Ambientado no início dos anos 1990, o longa-metragem se inicia com a morte de Mad Max, o líder de uma das gangues, e o luto do seu irmão mais novo, Palito.

Quando um conflito ameaça manchar a memória de Mad Max, Palito e seus amigos (Kiko, Gama e Buiú) se envolvem com o mundo das gangues.

A partir disso, a aventura toma rumos perigosos e resulta na maior batalha que Brasília já viu.

Confira o trailer abaixo

Entrequadras | International Teaser Trailer (youtube.com)

Direcionado principalmente a jovens e aqueles interessados na década de 90, a produção explora as locações e figurinos a fim de criar uma atmosfera fiel à época.

O diretor conta que uma das inspirações visuais do filme foi a série americana “Stranger Things”, lançada em 2016.

“A gente conseguiu produzir esses movimentos de câmera que lembram os filmes do Spielberg, mas as pessoas, as conversas e os temas são brasileiros”, conta o diretor.

Entretanto, o visual não é o único foco do filme, visto que ele procura questionar o público sobre assuntos como amadurecimento e amizade.

Filipe observa que escreve seus personagens inspirados em experiências próprias e, dentre elas, a construção das amizades sempre foi um ponto muito marcante.

“Cada personagem é um pouco alguém que eu conheço e ao mesmo tempo eu também. As sensações e as situações que eles enfrentam são coisas que eu mesmo vivi.”

Foto: Agência CEUB

O filme ganhou visibilidade após uma postagem, por meio da conta oficial no Instagram da produção, pedindo ao público que mandassem fotos e vídeos tiradas durante os anos 80 e 90 para ajudar na composição das cenas.

Segundo Filipe Gontijo, além dos compartilhamentos via Instagram, o teaser oficial do filme também circulava com certa frequência pelos grupos de Whatsapp de Brasília.

Ao ser questionado sobre a previsão de lançamento do filme, Filipe explica que existe a previsão de lançamento para a segunda metade de 2025, mas que ainda há um longo caminho até a finalização e lançamento oficial.

“A gente ainda precisa captar a verba para finalizar e lançar ele, então precisamos de verba para comprar as músicas e fazer os efeitos especiais. Nós estamos buscando patrocínio no FAC”, afirma o cineasta.

O FAC, Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, é um instrumento financeiro de fomento às atividades artísticas e culturais promovido pela Secretaria de Cultura do DF.


“O audiovisual está recebendo menos que antigamente, então está sendo difícil, mas ainda sim movimenta a cultura de Brasília. Eu sou grato que exista um fundo que ajude a gente a realizar essas produções.”

Por Isadora Carmona
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado