Larissa Galli
cultura@jornaldebrasilia.com.br
Dança contemporânea, dança de rua, hip-hop, batalha de break, workshops e muito mais podem ser conferidos no MID – Movimento Internacional de Dança, que traz a Brasília espetáculos de dança nacionais e internacionais até 24 de outubro. Com apresentações gratuitas ou a preço popular, as apresentações acontecem em diversos espaços do Centro Cultural Banco do Brasil; nas unidades do Sesc de Taguatinga, Gama e Ceilândia; e no Museu da República.
Segundo o curador e produtor do MID, Sérgio Maggio, a proposta do evento é mostrar diversidade. “A arte da dança é muito segmentada. Pensando nessa diversidade, desenvolvemos o projeto, e também, por isso, o festival abrange tantos estilos de dança”, explica. “A qualidade e o conteúdo dos espetáculos, assim como a estética, também foram levados em conta na hora da escolha”, continua.
Inclusão
Os espetáculos nacionais presentes no festival são Proibido Elefantes, da Companhia Giradança, de Natal – estrelado por artistas que possuem algum tipo de deficiência –; e O Crivo, de Goiânia, encenado por bailarinos da Quasar Cia. de Dança.
A curadoria internacional ficou a cargo da francesa Anita Mathieu. Os brasilienses vão poder conferir, no MID, seis espetáculos de diferentes partes do mundo, entre eles o italiano BoleroEffect, de Cristina Rizzo; e OneTwoThreeOneTwo, do hispano-belga Albert Quesada.
Além disso, cinco trabalhos do DF fazem parte da programação, dentre eles De Carne e Concreto, da Anti Status Quo; Velejando Desertos Remotos, de Marcos Buiati; e Similitudo, do Projeto Pés, também formado por bailarinos com algum tipo de deficiência.
Serviço:
Movimento Internacional de Dança
- Até 24 de outubro. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul); nas unidades do Sesc de Taguatinga, Gama e Ceilândia; e no anexo do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios). Ingressos a R$ 10 (meia-entrada). Parte das apresentações é gratuita. Mais informações em movimentoid.com.br. A classificação indicativa varia de acordo com o espetáculo.
Programação
- Amanhã e sábado: Your Ghost is not Enough, às 19h. No Teatro 2 do CCBB.
Sábado: Batalha de Break, das 15h às 18h. Na Rodoviária do Plano Piloto. Entrada franca. - Domingo e segunda: BoleroEffect, às 19h. No Teatro 2 do CCBB.
Terça: Aurora, às 20h. No Sesc Taguatinga. Entrada franca. Intérprete em libras