A exposição “Teoria da Paisagem” ganha finissage e roda de conversa com os artistas neste domingo (01 de outubro), a partir das 15 horas, na Casa Aerada Varjão, com entrada franca. O curador Arthur Gomes Barbosa traz um brevíssimo recorte que sintetiza a nova produção brasiliense focada no tema da paisagem, com obras de Letícia Miranda, Mariana Vidal, Nina Maia, Paulo Valeriano e Pedro Lacerda.
A mostra adota como objetivo um exercício do olhar e chama atenção para os modos de ver nossos arredores, mundos externos e internos. São cinco olhares específicos, cinco poéticas que são cooptadas em três eixos de pensamento: paisagem em trânsito, paisagem decomposta e paisagem mediada. O referencial teórico é advindo de Anne Cauquelin em “A Invenção da Paisagem” (1989).
A paisagem foi e continua a ser longamente trabalhada dentro da história da arte aos longo do tempo e a arte contemporânea bebe muito desta fonte. “Em um primeiro momento e como forma de um resgate histórico, elegemos a pintura como representante de uma forma de captar o ver sensível, que com o tempo se transforma e desdobra, se contamina pelo vídeo, pela foto, pela colagem, processos de recomposição do ver. Pensando então a partir da pintura, convida-se o espectador a repensar a paisagem, mediada pelas lentes da aceleração, elasticidade, decomposição, seleção, subtração, imaginação. Que paisagem se constrói com olhos fechados?”. Questiona o curador.
Serviço:
Exposição “Teoria da Paisagem”
Finissage com Roda de Conversa: 01 de outubro (domingo) às 15 horas
Local: Casa Aerada Varjão (Varjão, q. 01, conj. B, casa 06, Brasília – DF)
Classificação indicativa livre
Entrada franca
Mais informações: @casaaeradavarjao