Menu
Exposições

Exposição “PORTAIS” de Makina de Rabisko: uma Imersão em Outras Dimensões

Conhecido como Soneka, o artista acumula mais de 20 anos de carreira. Participou de diversos encontros de grafiteiros e projetos de revitalização de espaços públicos no Brasil e no exterior.

Redação Jornal de Brasília

13/09/2024 5h00

Atualizada 12/09/2024 20h12

Makina de Rabisko. Foto de Mônica Lacerda.

Makina de Rabisko. Foto de Mônica Lacerda.

A partir desta sexta-feira (13/9) até 25 de outubro, a exposição “PORTAIS”, do artista Makina de Rabisko, conhecido como Soneka, convida o público a explorar outras dimensões e realidades por meio de suas obras. Reconhecido no cenário do grafite e muralismo por seus personagens expressivos, Soneka revela um universo onde a energia vital se transforma, em uma jornada que mistura ancestralidade, cultura hip-hop e sonhos.

A Trajetória de Soneka

Nascido na Ceilândia e vindo do movimento hip hop, Soneka, ou Flávio Mendes, acumula mais de 20 anos de carreira. Participou de diversos encontros de grafiteiros e projetos de revitalização de espaços públicos no Brasil e no exterior. Seu início foi como membro da DF Zulu Breakers em 2002, e desde então, o artista autodidata expandiu suas habilidades para pintura, escultura e design digital. Atualmente, Soneka explora técnicas únicas, desenhando com ambas as mãos, aproveitando os dois lados do cérebro para criar.

PORTAIS: Uma Nova Realidade

“PORTAIS” não é apenas uma exposição, mas uma experiência que transporta os visitantes para um cosmos onde o real e o imaginário se encontram. As obras, que carregam referências surrealistas e visionárias, desafiam o público a cocriar e imaginar novas experiências em cenários onde as desigualdades são superadas pela coletividade. Cada criação é uma passagem para um lugar onde a energia flui livremente, transformando o que conhecemos e ampliando o que podemos ser.

O nascimento de seu filho Zion foi um marco na trajetória de Soneka, abrindo um novo portal criativo em sua obra. Essa fase conecta o artista a uma força maior, onde os valores de gratidão, perdão e harmonia moldam o futuro que ele deseja deixar para seu filho e as próximas gerações. Com uma expressividade consciente, suas obras agora refletem a superação das catástrofes contemporâneas por meio da coletividade e de visões utópicas.

Makina de Rabisko. Foto de Mônica Lacerda.
Makina de Rabisko. Foto de Mônica Lacerda.

O projeto é realizado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Exposição “PORTAIS” de Makina de Rabisko
De 13/09 a 25/10, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na (segunda a sexta-feira), na Brinquedoteca do Recanto das Emas (Quadra 109). Classificação indicativa: livre. Informações: 98424-6457 e @makina_de_rabisko.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado