Menu
Exposições

CCBB recebe mostra de anime

Mostra “ANIME: O Fantástico mundo das animações japonesas” estará em cartaz entre os dias 20 de agosto e 01 de setembro

Redação Jornal de Brasília

13/08/2019 14h25

Foto/Reprodução: Loggado

Em agosto, Brasília recebe uma mostra que condensa a cultura audiovisual japonesa. É a Mostra “Anime: O fantástico mundo das animações japonesas”, que chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) entre os dias 20 de agosto e 01 de setembro, com exibição de filmes, concurso de cosplay, debates e workshops. Como ponto alto, a mostra conta com sessões ao ar livre no CCBB Brasília, apresentando os filmes Pokémon O Filme 2000 e Pokémon 3: O feitiço dos Unown.

Clássicos da cultura oriental, os animes representam uma das expressões mais fortes da cultura japonesa, sendo responsáveis pelo reconhecimento do país a nível mundial, com estúdios renomados e produções premiadas. No CCBB, não somente os animes estarão em foco, como também outros braços da cultura japonesa, com apresentações de cosplay, jogos e atividades populares entre adeptos da cultura geek, como os jogos de RPG e tabuleiro, exposição de quadrinhos, mangás, etc.

Entre grandes clássicos, obras raras e filmes baseados em franquias populares, a mostra, realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Centro Cultural Banco do Brasil e com patrocínio do Banco do Brasil, vai celebrar a cultura japonesa e o legado dos animes na história da animação mundial. Serão exibidos 17 filmes, obras distribuídas entre os gêneros de ação, aventura, ficção científica e comédia.

Além dos títulos Pokémon, clássicos que despertam até hoje memórias afetivas de toda uma geração que acompanhou a série nos anos 1990/2000, serão exibidos também 5 centímetros por segundo, de Makoto Shinkai, Akira, de Katsuhiro Ôtomo, As Memórias de Marnie, de Hiromasa Yonebayashi, A Tartaruga vermelha, de Michael Dudok de Wit,Bayonetta: Destino Sangrento, de Fuminori Kizaki, Páprika, de Satoshi Kon, entre vários outros títulos.

Os dias 31 de agosto e 01 de setembro ganham destaque no evento as exibições ao ar livre dos filmes Pokémon O Filme 2000 e Pokémon 3: O feitiço dos Unown, dias da mostra que prometem reunir entusiastas da cultura nipônica. As exibições contarão com dublagem ao vivo, realizada ao lado da tela, por Fernanda Bullara e Glauco Marques. Os dias das exibições ao ar livre contarão também com concurso de cosplay – realizado abaixo da tela de projeção, feira de quadrinhos, mangás e fantasias.

Nos dias 24 e 25 de agosto, a mostra receberá alunos para o Workshop de Animação Básico, ministrado por Washington Rayk e Gyancarlo Lacerda Francischeto, profissionais reconhecidos da animação que darão noções iniciais de análise e produção de animes. Na ocasião, serão ensinados os princípios da animação, primeiros passos da preparação de layout para se animar uma cena, além de uma oficina rápida de Krita (software livre de animação). São 15 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 23 de agosto, por este email.

No dia 23 de agosto, a mostra contará com debate sobre o filme “Vidas ao Vento e a construção de universo de Hayao Miyazaki”, realizado após sessão, com Juliana Melo, curadora, e Max Valarezo, jornalista. E no dia 30 de agosto acontece o debate sobre o filme “As Memórias de Marnie, ancestralidade e solidão”, com Juliana Melo e Glênis Cardoso, cineasta. O debate será realizado também após a sessão (que terá legenda descritiva) e contará com interpretação em Libras

A mostra “Anime: O fantástico mundo das animações japonesas” tem curadoria e idealização de Juliana Melo, produção da Villa-Lobos Produções e conta com apoio da Embaixada do Japão. A entrada para todas as atividades é gratuita e serão oferecidas sessões com audiodescrição e legenda descritiva. Consulte a classificação indicativa de cada atividade.

SERVIÇOS:

Quando: 20 de agosto a 01 de setembro de 2019

Local: CCBB Brasília – SCES Trecho 2 – Brasília/DF

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h | Tel.: (61) 3108-7600

Ingressos: a entrada para todas as atividades é gratuita, com retirada de ingressos 1h antes de cada sessão na bilheteria do CCBB

Bilheteria: terça-feira a domingo das 9h às 21h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado