Menu
Exposições

Caixa Cultural revisita a história da arte brasileira em nova exposição

Coleção inédita revela diálogos entre diferentes gerações e linguagens artísticas

Tamires Rodrigues

07/02/2025 5h00

dalton paula. performance. fotografia. 83x188 cm colecao moraes e oliveira

Performance, de Dalton `Paula.

A Caixa Cultural Brasília recebe a exposição História(s) da arte brasileira multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira, que reúne um recorte significativo do acervo construído ao longo de três décadas pelos colecionadores Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira. A mostra, que ocupa a Galeria Vitrine, apresenta obras de 73 artistas brasileiros e propõe um mergulho nas transformações artísticas e sociais desde a década de 1960.

Com curadoria de Renata Azambuja e curadoria adjunta de Emerson Dionísio, a exposição destaca diferentes abordagens e suportes que marcaram a arte contemporânea no Brasil. A seleção contempla peças que já passaram por instituições como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Museu Nacional da República, mas que agora se reúnem pela primeira vez em um único espaço.

ccb
Obra de Marcelo Feijó. – Entre Estátuas

Organizada em cinco núcleos temáticos — Primeiras Aquisições (1995-2005), Percursos da Linha, Corpóreos, Vistas e Fronteiriços —, a exposição traz obras de artistas como Amilcar de Castro, Athos Bulcão, Carlos Vergara, Rubem Valentim, Leda Watson, Franz Krajcberg, Nelson Félix, Adriana Vignoli e Siron Franco. Alguns dos nomes aparecem em mais de um núcleo, reforçando a diversidade de técnicas e narrativas presentes na coleção.

A trajetória de Onice e José Rosildete no colecionismo começou em 1995, com a fundação da Referência Galeria de Arte, em Brasília. O objetivo sempre foi estreitar o diálogo com artistas e difundir a produção do Centro-Oeste, incentivando o reconhecimento da arte brasileira além dos grandes eixos.

joao angelini. pratos brancos. 30x70x5 cm 1 colecao moraes e oliveira
Obra de João Angelini

Aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 21h, a mostra fica em cartaz até 13 de abril.

Serviço:
História(s) da arte brasileira | multiplicidade da coleção Moraes e Oliveira – Mostra coletiva
Visitação:
até 13/04, de terça a domingo, das 9h às 21h
Onde:
Galeria Vitrine – Caixa Cultural Brasília
Classificação Indicativa:
Livre
Entrada:
Gratuita

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado