Menu
Entretenimento

Exposição Êxodos mostra olhar de Sebastião Salgado sobre refugiados

Arquivo Geral

29/08/2017 7h00

Atualizada 28/08/2017 22h27

Coleção com 60 pôsteres é resultado de seis anos de viagens por 40 países. Foto: Sebastião Salgado/Amazonas images

Larissa Galli
cultura@jornaldebrasilia.com.br

A fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; o êxodo rural, o conflito de terras, a urbanização caótica na América Latina; as novas megalópoles asiáticas e os problemas da África. Esses são os temas presentes nas fotografias do consagrado Sebastião Salgado que entram em cartaz amanhã na Caixa Cultural na exposição Êxodos. A entrada é franca.

Premiado internacionalmente, Sebastião Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho. Para chegar ao resultado de Êxodos, ele viajou durante seis anos por 40 países para mostrar a humanidade em trânsito. “Salgado captou o ir e vir das pessoas, a migração, a movimentação dos seres humanos”, explica Elaine Hazin, diretora da Via Press Comunicação e Eventos, empresa realizadora da exposição. O resultado provoca uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal.

Elaine ainda destaca a atualidade da exposição. “Desde sempre na humanidade, o indivíduo está em movimento e, agora, no mundo contemporâneo, o tema da migração está muito atual”, ressalta.

Para Salgado, o trabalho permitiu concluir que a humanidade é apenas uma. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define.

Exposta em formato de pôsteres e com qualidade de fotografia, a mostra conta com uma coleção de 60 imagens doadas por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Minas Gerais. “São imagens fortes, impactantes, belas e dolorosas”, resume Elaine.
A exposição é dividida em cinco temas centrais: África, Luta pela Terra, Refugiados e Migrados, Megacidades e Retratos de Crianças.

Para Elaine Hazin, as crianças retratadas são a parte mais impactante da exposição. “As fotografias mexeram muito comigo. Parece que elas estão querendo ser notadas, pedindo socorro”, diz. De acordo com a diretora, a mostra é profunda e buscar causar um impacto nos visitantes. “As fotografias são bem profundas do ponto de vista da arte, como algo que deve cumprir seu papel de desenvolver o pensamento crítico e nos reconhecer através dela”, finaliza.

Serviço

Êxodos

De amanhã a 29 de outubro. Na Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul). Visitação: das 9h às 21h, de terça a domingo. Entrada franca. Informações: 3206-9448 e 3206-9449. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado