O festejo continua, a terceira etapa do 24º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno chega ao Paranoá nesta sexta-feira (12), e segue na região administrativa até domingo (14). As apresentações vão ocorrer na Praça da Administração Regional. As outras duas etapas da competição foram realizadas em Ceilândia e Sobradinho, apenas na última, o evento reuniu mais de cinco mil pessoas por dia.
Além de ser um espetáculo para quem assiste, o Circuito de Quadrilhas Juninas é uma competição muito importante para quem participa. No total, são quatro etapas de competição. Depois do Paranoá, o festejo seguirá para Taguatinga, entre os dias 19 e 21 de julho, onde serão definidos os ganhadores. Do circuito, vai sair a campeã e vice-campeã estadual que vão representar o DF e Entorno no Concurso Nacional de Quadrilhas, que reunirá cerca de 20 equipes, também em Taguatinga, nos dias 27 e 28 de julho.
A competição está acirrada, até o momento, a classificação geral do Grupo Especial, primeira divisão das quadrilhas, têm a Formiga da Roça na liderança com uma pontuação total de 419,7, seguida por Arroxa o Nó com 419,1 e Ribuliço com 417,6. No Grupo de Acesso, segunda divisão, o Chinelo de Couro mantém a liderança com 593,6 pontos, com Vai Mas Não Vai em segundo lugar com 591,7 e Espalha Brasa em terceiro com 582,8 pontos.
Sendo um tradicional evento do DF, o Circuito de Quadrilhas é organizado pelo Instituto Acolher, em parceria com a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ-DFE), e com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). O festejo reúne sempre grandes espectadores apaixonados pela cultura junina, e a expectativa da organização com a terceira etapa é de mais um grande espetáculo, com a presença de quadrilhas de várias regiões e um público animado para prestigiar as apresentações.
O presidente do Circuito de Quadrilhas Juninas, Márcio Nunes, exaltou o empenho das quadrilhas que compõem o festejo. “As quadrilhas estão cada vez mais organizadas e apresentando espetáculos incríveis. A energia e o empenho delas são inspiradores, e nosso objetivo é valorizar todo o trabalho e dedicação que colocam em suas apresentações. Nós vamos continuar trabalhando juntos para que este evento seja memorável, mantendo o espírito de celebração e união que caracteriza o movimento junino”.
Ao Jornal de Brasília, o presidente da quadrilha Formiga da Roça, Patrese Ricardo, ganhadora do circuito de 2023, falou sobre as expectativas com o festejo local, sem deixar de citar que já estão de olho na premiação nacional: “Estamos com a expectativa alta tendo em vista todo trabalho que foi feito ao longo deste ano. Após o nosso retorno de Campina Grande (PB), do maior São João do Brasil, isso trouxe para nós uma motivação e vontade maior de fazer quadrilha. No ano passado, nós estivemos representando o DF na competição nacional e ficamos 0,2 décimos da primeira colocada, então a nossa meta este ano é ir atrás dessa pontuação”.
Para o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, o festejo evidencia a paixão do DF pela cultura junina: “Nas etapas anteriores, o circuito atraiu cerca de cinco mil pessoas por dia, evidenciando o entusiasmo e a paixão da população do DF e do Entorno pela cultura junina. A expectativa é que o público do Paranoá compareça em peso para aproveitar essa programação gratuita e de alta qualidade”.
3ª Etapa – 24º Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno
De 12 a 14 de julho, a partir das 18h, na Praça da Administração Regional do Paranoá. Entrada: Gratuita
Classificação das quadrilhas (até o momento):
Grupo Especial:
1 – Formiga da Roça (São Sebastião/DF)
2 – Arroxa o Nó (Paranoá/DF)
3 – Amor Junino (Águas Lindas/GO)
4 – Ribuliço (Ceilândia/DF)
5 – Caipirada (Planaltina/GO)
6 – Coisas da Roça (Paranoá, São Sebastião/DF)
7 – Xamegar (Paranoá/DF)
8 – Arraiá dos Matutos (Planaltina/GO)
9 – Rasga o Fole (Valparaíso/GO)
10 – Eita Bagaceira (Ceilândia/DF)
11 – Mala Véia (Ceilândia/DF)
12 – Fornalha (Águas Lindas/GO)
13 – Pinga em Mim (Paranoá/DF)
14 – Xem Nhem Nhem (Santa Maria/DF)
15 – Xique Xique (Planaltina/GO)
Melhor Marcador: Formiga da Roça (São Sebastião/DF)
Melhor Casal de Noivos: Formiga da Roça (São Sebastião/DF)
Grupo de Acesso:
1 – Vai Mas Não Vai (Luziânia/GO)
2 – Chinelo de Couro (São Sebastião/DF)
3 – Espalha Brasa (Paranoá/DF)
4 – Os Caboclos do Sertão (Planaltina/GO)
5 – Tico-Tico no Fubá (Águas Lindas/GO)
6 – Matingueiros do Sertão (Samambaia/DF)
7 – Bamboleá (Ceilândia/DF)
Melhor Marcador: Vai Mas Não Vai (Luziânia/GO)
Melhor Casal de Noivos: Vai Mas Não Vai (Luziânia/GO)