Menu
Eventos

PlastCoLab chega em Brasília

Lucas Neiva

18/07/2019 16h38

Após receber cerca de 25 mil pessoas em São Paulo, Porto Alegre e Salvador o PlastCoLab desembarca em Brasília. A iniciativa que reúne interatividade, inovação e tecnologia mostra quanto o plástico, nas mãos dos makers e utilizado de forma criativa e responsável, é um material nobre de projetos que podem transformar o nosso futuro.

O movimento maker é uma extensão da cultura do “faça você mesmo”, que tem como base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos

No PlastCoLab será possível ver e interagir com o que há de mais moderno no ambiente maker como, por exemplo, o Robô BEO, um robô inteiro confeccionado em plástico que dança e interage com as pessoas, respondendo perguntas e executando ações solicitadas por elas.

Confira a programação do evento:

ESTAÇÃO AZUL

Robô Resolvedor de Cubo Mágico:  projeto que promete desvendar os segredos do símbolo geek em poucos segundos. O robô é um exemplo de como trabalhar com material plástico em blocos de encaixe pode ser excelente para gerar diferentes soluções com mesmo modelo de peças. A proposta mostra que apenas o plástico dá a liberdade de criar o que quiser, podendo desmontar e remontar a qualquer momento.

ESTAÇÃO LARANJA

Mesa Interativa: Superfície com diversos brinquedos inteligentes, produzidos em impressora 3D, disponíveis para serem manuseados. Na mesa também serão expostos modelos educativos como, por exemplo, objetos impressos em plásticos que reproduzem órgãos do corpo humano.

Caneta de impressão 3D:  Os visitantes poderão soltar a imaginação e criar as mais diferentes formas. Estarão disponíveis cerca de 20 canetas, com seis cores diferentes de filamentos. Moldes auxiliarão a criação das peças.

Eckoblocks:  Jogo disponível para plataformas mobile, tem como objetivo engajar crianças sobre a importância da reciclagem. A estação contará com personagens do jogo, feitos por meio de impressão 3D.

ESTAÇÃO VERDE

Horta Urbana: Com sensores e válvulas automatizadas, a horta recebe água com nutrientes na quantidade necessária para as plantas. A horta, pensada para pequenos espaços, foi criada com a reutilização e reciclagem de diversos itens de plástico, como recipientes transformados em vasos, tubos de PVC que demonstram como o material é versátil e acessível. O uso do plástico torna o projeto viável para ser aplicado, em razão de características essenciais do PVC como leveza, flexibilidade e não oxidação.

ESTAÇÃO VERMELHA

Impressora 3D: Os visitantes poderão ver uma impressora 3D em funcionamento, produzindo os mais diferentes objetos com filamentos plásticos.

Informações:
Data: 19 a 28 de julho
Horário: 9h às 22h (segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingo).
Local: SDN CNB – Conjunto A. Asa Norte – B
Quanto: Gratuito.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado