fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Eventos

Caixa Cultural Brasília apresenta atividade sobre moda

No curso “A roupa e o tempo: A Moda como atualidade”, Brunno Almeida Maia investiga a relação da Moda, enquanto fenômeno social da Modernidade, com temas que figuram questões da atualidade presente no tempo histórico, como identidade, sociedade, individualidade, comportamento, imagem e artes.

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Da Redação
[email protected]

Nos dias 19 e 20 de julho, sexta (19), das 19h às 22h, e sábado (20), das 14h às 17h, a CAIXA Cultural Brasília, recebe o curso “A roupa e o tempo: a Moda como atualidade”, ministrado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, e idealizador do projeto de pesquisa “A Literatura e a Moda”. A atividade gratuita que possui apenas 25 vagas recebe inscrições entre os dias 12 e 14 de julho, pelo e-mail: [email protected]

O curso “A roupa e o tempo: A Moda como atualidade”, desenvolvido com exclusividade para a CAIXA Cultural Brasília, visa investigar a relação da Moda, enquanto fenômeno social da Modernidade, com temas que figuram questões da atualidade presente no tempo histórico, como identidade, sociedade, individualidade, comportamento, corpo, imagem e artes.

Na primeira aula, dia 19 de julho, sexta, das 19h às 22h, Brunno Almeida Maia apresenta o tema “MODA: SOCIEDADE, COMPORTAMENTO E CONSUMO”, que analisa a relação existente entre o fenômeno social da Moda, no contexto da modernidade e do contemporâneo dos séculos XIX ao XXI, e a constituição e a formação identitária nas sociedades de economia de mercado (século XIX) e sociedades de consumo (século XX e XXI), por meio das indumentárias e vestimentas. A aula tece, a partir da filosofia, da sociologia, e da história, hábitos e costumes do vestir nas práticas de consumo, que compõem o imaginário da cultura material nas metrópoles, e as suas relações com a mercadoria visual, nas vitrines, campanhas, desfiles de Moda, ou nos dispositivos tecnológicos como as redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No segundo encontro, dia 20 de julho, sábado, das 14h às 17h, “MODA É ARTE? DIÁLOGOS NA MODERNIDADE E NO CONTEMPORÂNEO” propõe a reflexão “Até que ponto uma criação em Moda pode ser considerada Arte, e como a Arte é influenciada pelo sistema da Moda?”. A aula apresenta a relação existente entre a Moda e a Arte, compreendendo as artes plásticas e visuais, a literatura, e o teatro, ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, sob a luz de questões criativas para o contemporâneo. Passando pelos pintores e pelas vanguardas artísticas modernistas, como o romantismo, o impressionismo, o pontilhismo, o surrealismo, o futurismo, e o neoplasticismo, pela influência do teatro na Moda dos séculos XIX e XX, e pela relação entre literatura e a Moda, em escritores como Émile Zola, Gustave Flaubert, José de Alencar, Machado de Assis, Virginia Woolf e Marcel Proust, Almeida Maia tensiona o diálogo problematizando os pontos de diferenças e as semelhanças, as convergências e as divergências entre as duas linguagens.

“Neste sentido, trata-se de compreender, a partir desses temas, a capacidade da Moda em ser a figuração de cada época com os seus acontecimentos históricos, como se ela pudesse materializar as contradições da história no aspecto imagético, e sua aparição fenomênica nas roupas e nas imagens das criações dos costureiros e estilistas, pois não há história sem consciência temporal, como não há Moda sem a percepção das mudanças das formas no decurso do tempo”, reflete Brunno Almeida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SERVIÇO

CURSO: “A ROUPA E O TEMPO: A MODA COMO ATUALIDADE”, com Brunno Almeida Maia.

Data: 19 e 20 de julho, sexta e sábado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Horário: Sexta (19/07), das 19h às 22h e Sábado (20/07), das 14h às 17h.

Local: CAIXA Cultural Brasília – Sala Multimídia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
>

Endereço: SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF – CEP: 70092-900.

Telefones: (61) 3206-9892

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Público-Alvo: jovens acima de 16 anos, estudantes e profissionais de Arte, Moda e Comportamento.

Inscrição: dias 12, 13 e 14 de julho de 2019, exclusivamente pelo e-mail: [email protected]

Número de Vagas: 25




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade