Menu
Eventos

Caixa Cultural Brasília apresenta atividade sobre moda

No curso “A roupa e o tempo: A Moda como atualidade”, Brunno Almeida Maia investiga a relação da Moda, enquanto fenômeno social da Modernidade, com temas que figuram questões da atualidade presente no tempo histórico, como identidade, sociedade, individualidade, comportamento, imagem e artes.

Redação Jornal de Brasília

04/07/2019 17h49

Da Redação
[email protected]

Nos dias 19 e 20 de julho, sexta (19), das 19h às 22h, e sábado (20), das 14h às 17h, a CAIXA Cultural Brasília, recebe o curso “A roupa e o tempo: a Moda como atualidade”, ministrado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, e idealizador do projeto de pesquisa “A Literatura e a Moda”. A atividade gratuita que possui apenas 25 vagas recebe inscrições entre os dias 12 e 14 de julho, pelo e-mail: [email protected].

O curso “A roupa e o tempo: A Moda como atualidade”, desenvolvido com exclusividade para a CAIXA Cultural Brasília, visa investigar a relação da Moda, enquanto fenômeno social da Modernidade, com temas que figuram questões da atualidade presente no tempo histórico, como identidade, sociedade, individualidade, comportamento, corpo, imagem e artes.

Na primeira aula, dia 19 de julho, sexta, das 19h às 22h, Brunno Almeida Maia apresenta o tema “MODA: SOCIEDADE, COMPORTAMENTO E CONSUMO”, que analisa a relação existente entre o fenômeno social da Moda, no contexto da modernidade e do contemporâneo dos séculos XIX ao XXI, e a constituição e a formação identitária nas sociedades de economia de mercado (século XIX) e sociedades de consumo (século XX e XXI), por meio das indumentárias e vestimentas. A aula tece, a partir da filosofia, da sociologia, e da história, hábitos e costumes do vestir nas práticas de consumo, que compõem o imaginário da cultura material nas metrópoles, e as suas relações com a mercadoria visual, nas vitrines, campanhas, desfiles de Moda, ou nos dispositivos tecnológicos como as redes sociais.

No segundo encontro, dia 20 de julho, sábado, das 14h às 17h, “MODA É ARTE? DIÁLOGOS NA MODERNIDADE E NO CONTEMPORÂNEO” propõe a reflexão “Até que ponto uma criação em Moda pode ser considerada Arte, e como a Arte é influenciada pelo sistema da Moda?”. A aula apresenta a relação existente entre a Moda e a Arte, compreendendo as artes plásticas e visuais, a literatura, e o teatro, ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, sob a luz de questões criativas para o contemporâneo. Passando pelos pintores e pelas vanguardas artísticas modernistas, como o romantismo, o impressionismo, o pontilhismo, o surrealismo, o futurismo, e o neoplasticismo, pela influência do teatro na Moda dos séculos XIX e XX, e pela relação entre literatura e a Moda, em escritores como Émile Zola, Gustave Flaubert, José de Alencar, Machado de Assis, Virginia Woolf e Marcel Proust, Almeida Maia tensiona o diálogo problematizando os pontos de diferenças e as semelhanças, as convergências e as divergências entre as duas linguagens.

“Neste sentido, trata-se de compreender, a partir desses temas, a capacidade da Moda em ser a figuração de cada época com os seus acontecimentos históricos, como se ela pudesse materializar as contradições da história no aspecto imagético, e sua aparição fenomênica nas roupas e nas imagens das criações dos costureiros e estilistas, pois não há história sem consciência temporal, como não há Moda sem a percepção das mudanças das formas no decurso do tempo”, reflete Brunno Almeida.

SERVIÇO

CURSO: “A ROUPA E O TEMPO: A MODA COMO ATUALIDADE”, com Brunno Almeida Maia.

Data: 19 e 20 de julho, sexta e sábado.

Horário: Sexta (19/07), das 19h às 22h e Sábado (20/07), das 14h às 17h.

Local: CAIXA Cultural Brasília – Sala Multimídia

Endereço: SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF – CEP: 70092-900.

Telefones: (61) 3206-9892

Público-Alvo: jovens acima de 16 anos, estudantes e profissionais de Arte, Moda e Comportamento.

Inscrição: dias 12, 13 e 14 de julho de 2019, exclusivamente pelo e-mail: [email protected].

Número de Vagas: 25

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado